O cantor Milton Nascimento, junto da gravadora Sony Music e os músicos Lô Borges e Márcio Borges, decidiu acionar judicialmente o Cruzeiro Esporte Clube. O motivo do processo é o uso não autorizado da música ‘Clube da Esquina nº 2’ em um vídeo que anunciou a contratação do atacante Gabigol, publicado nas redes sociais do clube.
A ação judicial foi registrada na 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, e a informação foi divulgada inicialmente pelo colunista Anselmo Gois, do jornal ‘O Globo’. A gravadora pede indenização por danos materiais, enquanto cada um dos músicos solicita o pagamento de R$ 50 mil, por conta do uso indevido da obra.
Campanha de anúncio gerou controvérsia
A publicação que gerou o impasse foi divulgada nos primeiros segundos de 1º de janeiro de 2025, logo após o término do contrato de Gabigol com o Flamengo, às 23h59 do dia anterior. A ação de marketing, que celebrava a chegada do atacante ao clube mineiro, incluía como trilha sonora a canção do famoso movimento musical Clube da Esquina.
Segundo nota oficial divulgada pela equipe de Milton Nascimento, a ação judicial é uma “medida legítima” contra a utilização não autorizada da música em material promocional. Para ilustrar a gravidade da situação, a equipe do artista comparou o ato a “pegar produtos em um mercado do clube e sair sem pagar, apenas por amor ao time”.

Posição do Cruzeiro
O Cruzeiro afirmou em entrevista ao ‘Globo Esporte’ que ainda não foi citado oficialmente no processo judicial, mas confirmou ter recebido uma notificação extrajudicial relacionada ao uso da música.
Em nota, o clube se defendeu alegando que apenas compartilhou o vídeo publicado pelo próprio jogador Gabriel Barbosa, e que o conteúdo continha a música retirada da galeria oficial do Instagram, onde, segundo o clube, a faixa estava disponível para todos os usuários com os devidos créditos visíveis.
“O Cruzeiro informa que não recebeu qualquer citação referente ao processo mencionado na reportagem, portanto, desconhece o exato teor da demanda”, diz o comunicado.
Ainda de acordo com o texto, a postagem teve caráter apenas editorial e de homenagem a Milton Nascimento, que “em inúmeras ocasiões declarou ser torcedor do clube”. O clube nega qualquer tipo de violação ou intenção de explorar comercialmente a obra musical.
O caso segue em tramitação e poderá abrir precedentes importantes sobre o uso de obras protegidas por direitos autorais em campanhas publicitárias, inclusive nas redes sociais.
Assista ao vídeo do Cruzeiro em que a música ‘Clube da Esquina’, de Milton Nascimento, foi usada indevidamente:
Agora veja a publicação feita no perfil oficial de Milton Nascimento no Instagram sobre o processo:
Ver essa foto no Instagram
Relembre a canção de Milton Nascimento, ‘Clube da Esquina Nº2’, envolvida na polêmica: