Uma tragédia abalou Guadalajara, no México, nesta semana. A influencer Esmeralda Ferrer Garibay, conhecida nas redes sociais como Esmeralda FG, foi encontrada morta dentro de uma picape ao lado do marido, Roberto Carlos Gil Licea, de 36 anos, e dos dois filhos do casal, Gael Santiago, de 13, e Regina, de 7.
Segundo a Procuradoria-Geral do Estado de Jalisco, os corpos foram identificados na última quinta-feira (28). As vítimas apresentavam marcas de tiros.
Investigação aponta para negócios do marido
De acordo com informações divulgadas pelo jornal ‘El Universal’, a principal linha de investigação não está relacionada ao conteúdo publicado por Esmeralda nas redes sociais, mas sim às atividades do marido.
Roberto atuava na venda de veículos e no cultivo de tomates em Michoacán, atividades que, segundo as autoridades, poderiam servir de fachada para lavagem de dinheiro do crime organizado.
O crime teria ocorrido em 22 de agosto, mas a identidade das vítimas só foi confirmada dias depois, para não comprometer as investigações. Na última segunda-feira (25), os corpos foram entregues aos familiares.

Trajetória de Esmeralda FG nas redes sociais
Com 32 anos, Esmeralda iniciou sua trajetória no TikTok em 2020, publicando vídeos de dublagem. Com o tempo, passou a investir em conteúdos sobre luxo e estilo de vida, exibindo artigos de marcas como Gucci, Louis Vuitton, Dior, Dolce & Gabbana e Versace.
Alguns de seus vídeos geraram polêmica por frases como “Vantagens de ter um namorado narcotraficante”, frequentemente acompanhadas por músicas que exaltam figuras ligadas ao narcotráfico.
Apesar da repercussão, as autoridades afirmaram que a atividade digital da influencer não está entre os principais motivos considerados para o crime.
Caso lembra morte de outra influencer
O episódio reacende a discussão sobre a violência que atinge influenciadores no México. Em maio deste ano, Valeria Márquez, de 23 anos, foi assassinada durante uma transmissão ao vivo no TikTok, em Zapopan, também na região metropolitana de Guadalajara.
Na ocasião, um homem entrou em seu salão de beleza com um suposto presente e disparou duas vezes contra ela, atingindo a cabeça e o peito. Até hoje, o caso não foi esclarecido, mas a polícia trabalha com a hipótese de envolvimento de um ex-namorado ligado ao narcotráfico.
Onda de violência preocupa autoridades
Guadalajara e sua região metropolitana têm registrado aumento na violência ligada ao narcotráfico nos últimos anos, com casos envolvendo não apenas disputas entre cartéis, mas também figuras públicas e influenciadores digitais.
As investigações sobre o assassinato de Esmeralda FG e sua família seguem em andamento, com foco nas atividades comerciais do marido.