Data...

STF bloqueia conta bancária de Heloisa, mulher de Eduardo Bolsonaro

Decisão do ministro Alexandre de Moraes atinge esposa do parlamentar, que vive nos EUA e não é investigada; Eduardo acusa ato de “arbitrariedade”

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio da conta bancária de Heloisa Wolf, esposa do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Segundo aliados, Heloisa só tomou conhecimento da medida ao tentar realizar uma transferência e receber a negativa do banco.

Eduardo é investigado no STF por coação no curso do processo, obstrução de Justiça, incluindo articulação de sanções dos EUA contra instituições brasileiras, e tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito.

O parlamentar e a esposa vivem nos Estados Unidos desde março, após o anúncio de um “autoexílio”.

Na terça (22), o próprio Eduardo revelou que também teve suas contas bloqueadas.

No X (antigo Twitter), publicou uma captura de tela do aplicativo do Itaú com a mensagem: “Transação não concluída. Não é permitida a emissão de Pix de conta bloqueada”.

Ele afirmou que Heloisa “não é política nem militante” e classificou o bloqueio como “provavelmente mais um ato arbitrário ordenado por Alexandre de Moraes”.

Heloisa não é investigada pelo Supremo. A estadia do casal no exterior tem sido financiada, em parte, por doações via Pix de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo o próprio ex-presidente.

A origem desses recursos é um dos elementos que motivaram a Procuradoria-Geral da República (PGR) a pedir abertura de inquérito contra Eduardo.

Desde sexta-feira (18), Moraes proibiu que Jair e Eduardo Bolsonaro mantenham contato, no mesmo inquérito.

A medida foi tomada após o presidente americano Donald Trump impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, ação que Eduardo inicialmente reivindicou como resultado de articulação direta com a Casa Branca.

Além da tarifa, Eduardo atuava para aplicar a Lei Magnitsky Global contra Moraes e outras autoridades brasileiras, buscando restrições financeiras e cancelamento de vistos nos EUA. A ofensiva dividiu a direita, gerando críticas internas pelos impactos econômicos.

Procurados, o STF e Heloisa não se manifestaram. O Itaú disse que, por sigilo bancário, não comenta casos específicos.

José Elias

José Elias Mendes, mais conhecido como Dolfo, já foi reconhecido pelo ranking Top 10 Jornalistas Brasileiros do LinkedIn. Por lá, fala um pouquinho de tudo e está sempre aberto a conversar. Por aqui, atua como repórter para o site do OCorre News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.