Data...
Felca - youtuber

Vídeo de Felca sobre “Adultização” ultrapassa 22 milhões de views em menos de 3 dias

Publicação denuncia exploração de menores na criação de conteúdo na internet e leva à queda do perfil de Hytalo Santos no Instagram

Felca, youtuber e influenciador digital, publicou na última quarta-feira (6) um vídeo que denuncia suposta exploração de menores na produção de conteúdo digital. Entre os casos citados, está o do influenciador Hytalo Santos, que teve sua conta no Instagram desativada na sexta-feira (8), dois dias após a publicação.

Até este domingo (10), o vídeo já ultrapassava a marca de 22 milhões de visualizações – em menos de três dias. A repercussão também se reflete nos mais de 170 mil comentários, muitos elogiando a postura de Felca e observando que a publicação não possui anúncios monetizados.

Além denunciar a exploração de menores, Felca também explicou como o algoritmo das plataformas favorece a entrega desse tipo de conteúdo para pessoas com interesse sexual em menores. Grupos de pedófilos chegam a utilizar códigos específicos nos comentários de publicações para identificar e compartilhar entre si conteúdos envolvendo crianças e adolescentes menores de idade.

O youtuber ainda apresentou uma entrevista com uma psicóloga que falou sobre os riscos da “adultização” e superexposição de crianças e adolescentes na internet. No vídeo, Felca denuncia a existência de materiais que exibem adolescentes menores de idade dormindo ao lado de homens, usando roupas curtas e dançando de forma sexualizada ao som de músicas com teor sexual explícito.

“Foram duas motivações: A primeira é que eu me envolvo de forma emocional, eu conheço pessoalmente pessoas que foram vítimas de abuso sexual e eu tenho completo asco por esse crime. Na minha concepção é um dos crimes mais hediondos que existem. A segunda, é que a única pessoa que ganha quando a palavra pedofilia é vulgarizada, é o próprio pedófilo, afirmou Felca no YouTube.

Investigações contra Hytalo Santos

Desde 2024, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) conduz duas investigações contra Hytalo, conhecidas nas Promotorias de João Pessoa e Bayeux, para apurar possível exploração de menores em conteúdos publicados nas redes.

O influenciador, que soma mais de 20 milhões de seguidores, ficou conhecido por vídeos com crianças e adolescentes — alguns menores de idade — dançando de forma sensual, beijando na boca, abordando temas de relacionamento e sendo apresentados como “filhos”.

De acordo com Felca, parte desse material claramente possui teor sexual, o que configuraria violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na época em que as investigações foram abertas, Hytalo Santos se manifestou sobre o caso. “Na minha casa têm minhas crias que passam boa parte do tempo comigo e boa parte com as mães. As mães sempre acompanharam tudo”, afirmou.

O influenciador também argumentou que as principais adolescentes associadas às denúncias são emancipadas e que mantém bom relacionamento com as famílias.
Tudo tem o consentimento das mães e, inclusive, das meninas emancipadas“, declarou.

Nesta sexta-feira (8), após grande repercussão do vídeo de Felca, Hytalo Santos teve sua conta no Instagram desativada.

Hytalo Santos
Fotos: Reprodução/Instagram

Tema da “adultização” e impacto do vídeo

No vídeo, Felca aborda o fenômeno da “adultização” de crianças e adolescentes nas redes sociais. Um dos exemplos citados é o de Kamylla Santos, de 17 anos, que, segundo o youtuber, tem sua imagem explorada de forma sensual.

O fenômeno conhecido como “adultização” ocorre quando crianças e adolescentes são expostos precocemente a comportamentos, linguagens, responsabilidades ou aparências típicas de adultos.

Essa prática inclui desde a sexualização precoce, como o uso de roupas e coreografias de conotação sexual, até a participação em situações e conteúdos impróprios para a idade. Especialistas alertam que, além de colocar menores em risco e aumentar a vulnerabilidade a abusos, a adultização pode causar impactos emocionais e psicológicos duradouros.

A publicação do vídeo de Felca gerou ampla repercussão nas redes sociais, levando internautas a parabenizarem o youtuber pela coragem e pelo alcance da denúncia.

Veja imagens de Hytalo Santos ao lado de crianças e adolescentes com quem produzia conteúdo para a internet:

Hytalo Santos - Kamilinha
Fotos: Reprodução/Instagram

Onda de apoio e mobilização online

O caso rapidamente se tornou o assunto mais comentado nas redes sociais no Brasil, com milhares de internautas repercutindo a denúncia feita por Felca. Muitos destacam a coragem do youtuber em expor situações delicadas envolvendo menores de idade e influenciadores digitais, elogiando a iniciativa de usar sua visibilidade para abordar o tema.

A publicação gerou uma onda de apoio, com mensagens que vão desde o reconhecimento pelo trabalho até pedidos de providências por parte das autoridades e das próprias redes sociais, que muitas vezes permitem que conteúdos assim sejam compartilhados livremente na web.

“Felca foi lá, cresceu honesto e engraçado. Pegou toda a visibilidade e FOI PRA CIMA DE MERDAS DA INTERNET, parabéns por usar seu conteúdo para o bem!“, disse uma mulher. Felca utilizou de sua fama para expor oque muitas autoridades e pessoas não têm coragem, estamos com vc Felca!”, declarou uma internauta.

“A palavra ‘influencer’ aqui fez sentido”, disse um seguidor. “Isso deveria estar na Netflix, isso não é um vídeo , é um documentário excelente”, comentou mais um. “Isso que é ser um Verdadeiro influenciador! Coragem que muitos não tem!!! Agora queremos providências das Autoridades e das Redes Sociais!”, disse uma internauta ao assistir ao vídeo. “Perceberam que o FELCA não ativou a monetização pra esse vídeo? Está sem anúncio! Máximo respeito”, comentou um rapaz.

Confira o vídeo de 49 minutos publicado por Felca no YouTube, em que ele faz sérias denúncias sobre “adultização” e exploração de menores:

Quem é Felca?

Felipe Bressanim Pereira, de 27 anos, mais conhecido como Felca, é um youtuber e humorista natural de Londrina, no Paraná, atualmente residente em São Paulo. Ele ganhou notoriedade na internet a partir de 2017, quando criou seu canal no YouTube, que hoje ultrapassa 5 milhões de inscritos, além de reunir 13 milhões de seguidores no Instagram.

O criador de conteúdo ficou famoso com vídeos de reacts – formato em que comenta suas reações sobre produtos, serviços ou outros vídeos – e produções de humor. Recentemente, Felca também chamou atenção ao comentar as audiências da CPI das Bets.

Em 2023, foi destaque ao conquistar 1 milhão de seguidores no TikTok em apenas quatro dias por meio das lives NPC, transmissões ao vivo no estilo “Personagem Não Jogável”, onde criadores de conteúdo se fantasiam e se comportam como personagens de jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia

Participe do Ocorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.

Preencha o formulário abaixo e, após verificação, seu conteúdo poderá ser publicado.