A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos-AM), mais conhecida como Betinha, causou polêmica ao afirmar durante sessão na Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas, que é “a favor da violência contra mulher”. A fala ocorreu na última segunda-feira (29) no plenário Wilson Maués e rapidamente repercutiu nas redes sociais.
Durante o discurso, Betinha chegou a dizer que “tem mulher que merece apanhar” e relatou supostos casos em que mulheres teriam se ferido sozinhas para acusar homens de agressão.
“Eu aprovo, eu sou a favor da violência contra mulher. Sim, quando um homem bate na mulher eu aprovo. Tem mulher que merece apanhar”, declarou a vereadora.
A fala da vereadora repercutiu muito nas redes sociais, com inúmeras críticas contra a fala sobre um tema sensível, como é a violência contra a mulher.
“A violência contra a mulher não pode, e não deve, ser normalizada”, declarou uma mulher ao assistir ao vídeo.
“Lembrar dela na próxima eleição e excluir da política”, disse um internauta. “Não consigo entender como uma criatura dessa conseguiu se eleger”, declarou mais um.
Após as críticas, a parlamentar publicou uma nota de retratação em que pediu desculpas pelas falas e reconheceu que suas palavras foram: “inadequadas, desrespeitosas e incompatíveis com os princípios de dignidade, igualdade e respeito”.
“Assumo integralmente a responsabilidade por minhas declarações, reafirmando meu profundo arrependimento”, escreveu.
Citação a colega e defesa de vereador denunciado
Durante a mesma sessão, Betinha citou a vereadora Professora Jéssica (Democracia Cristã) ao criticar mulheres que, segundo ela, tentariam se beneficiar da Lei Maria da Penha.
“Eu sou a favor da lei pra defender as mulheres, mas contra as que querem se beneficiar, como a vereadora Jéssica”, afirmou.
A fala ocorreu em defesa do vereador Pedro Paz (União Brasil), denunciado por Jéssica após levantar o dedo em direção a ela durante uma discussão no plenário.
Partido não se manifestou
O diretório estadual do Republicanos-AM foi procurado pela imprensa para comentar a declaração da vereadora, mas até a última atualização desta reportagem não havia se pronunciado.
A vereadora pode ser punida?
A vereadora Elizabeth Maciel conta com a chamada imunidade material, que impede sua responsabilização criminal pelas declarações feitas no exercício do mandato. No entanto, isso não significa ausência de consequências.
O caso pode ser analisado pelo Conselho de Ética da Câmara Municipal, que tem a prerrogativa de instaurar processos disciplinares. Entre as possíveis sanções está a cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar, medida que costuma ganhar força diante da pressão social e da repercussão pública de episódios como este.
Confira a fala da Vereadora Elizabeth Maciel, mais conhecida como Betinha: