O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede Truth Social nesta terça-feira (29) para confirmar que o país entrou em alerta de tsunami após o terremoto de magnitude 8,8 registrado na costa leste da Rússia. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi um dos mais fortes das últimas décadas.
Trump pediu que a população se mantenha vigilante e siga orientações oficiais.
“Devido a um grande terremoto ocorrido no Oceano Pacífico, um alerta de tsunami está em vigor para quem mora no Havaí. Um alerta de tsunami está em vigor para o Alasca e a costa do Pacífico dos Estados Unidos. O Japão também está no caminho. Visite tsunami.gov para obter as informações mais recentes. Mantenha-se forte e seguro”, escreveu o presidente.
Alerta se estende a outros países
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) também emitiu alertas de tsunami para diversos países do Pacífico. Além dos EUA, os seguintes territórios foram citados:
-
Risco alto: Japão, Alasca, Havaí e costa oeste dos Estados Unidos
-
Risco moderado: México, Chile, Equador, Filipinas e Indonésia
Nos Estados Unidos, autoridades dos serviços de emergência vêm reforçando a importância de medidas preventivas. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico do NWS, por exemplo, informou que “ações urgentes devem ser tomadas para proteger vidas e propriedades”, segundo comunicado publicado pelo site oficial da ilha de Maui, no Havaí.
O alerta ocorre após o maior terremoto registrado globalmente desde 2011, cujo epicentro foi localizado a cerca de 125 km da costa de Petropavlovsk-Kamchatskiy, na Rússia.