Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa leste da Rússia nesta terça-feira (29), próximo ao município de Petropavlovsk-Kamchatskiy, e se tornou o maior abalo sísmico registrado no mundo desde 2011.
O epicentro foi localizado a 125 quilômetros do litoral, a uma profundidade de 18,2 km, segundo autoridades locais. O tremor ocorreu por volta das 20h20 (horário de Brasília).
Com cerca de 165 mil habitantes, Petropavlovsk-Kamchatskiy fica na península de Kamchatka, região conhecida por sua atividade sísmica e vulcânica. Apesar da magnitude elevada, não há até o momento registro de vítimas ou danos graves.
Comparação com o terremoto de 2011 no Japão
O último tremor de proporções semelhantes ocorreu em 11 de março de 2011, em Tōhoku, no Japão, com magnitude 9,1.
Na ocasião, o terremoto teve epicentro no mar, a 24,4 km de profundidade, e gerou ondas de tsunami superiores a 10 metros que atingiram o Japão e outros países do Pacífico.
A tragédia de Tōhoku deixou 19.759 mortos, cerca de 2,5 mil desaparecidos, e causou uma crise humanitária, com 4,4 milhões de pessoas sem energia elétrica e 1,4 milhão sem água.
Alertas de tsunami
Por conta do terremoto desta terça, diversos países emitiram alertas de tsunami, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA). A lista inclui Japão, Alasca, Havaí, costa oeste dos Estados Unidos, México, Chile, Filipinas, Indonésia e Equador.
Na região de Kamchatka, esse foi o maior terremoto desde 1952, conforme informado por canais oficiais no Telegram da Rússia.