Dois suspeitos de abrir fogo contra estudantes da Escola Estadual Professor Luiz Felipe, em Sobral, na manhã de quinta-feira (25), foram identificados pela polícia, mas continuam foragidos. O ataque deixou dois alunos mortos e três feridos, segundo informações da TV Verdes Mares.
As vítimas fatais foram identificadas como Victor Guilherme Sousa de Aguiar, de 16 anos, e Luis Claudio Sousa Oliveira Filho, de 17. Ambos eram estudantes da escola e integravam times de futsal da cidade. Os velórios aconteceram nesta sexta-feira (26).
Dos três jovens baleados, dois já receberam alta hospitalar, enquanto o terceiro permanece internado na Santa Casa de Sobral. A família optou por não divulgar detalhes sobre o estado de saúde.
Como foi o ataque
De acordo com imagens de câmeras de segurança, os atiradores chegaram de moto por volta das 9h30, desceram e dispararam contra o pátio da escola pela grade lateral.
As filmagens mostram o momento em que um dos alunos cai após ser atingido, enquanto outros tentam fugir. Logo depois, os criminosos escapam na motocicleta.
O secretário de Segurança do Ceará, Roberto Sá, afirmou que a ação foi premeditada:
“Foi um ataque contra esses jovens que estavam naquele local. E repudiamos, lamentamos profundamente o fato da droga, nesse contexto com arma de fogo, com impunidade, gerar toda essa espiral de violência que o Brasil vive.”
Na cena do crime, os policiais encontraram drogas, uma balança de precisão e embalagens. Segundo a pasta, um dos sobreviventes já havia sido apreendido anteriormente por atos infracionais análogos a homicídio, roubo e porte ilegal de arma de fogo.

Reforço na segurança
O governador Elmano de Freitas anunciou medidas emergenciais em Sobral, incluindo a criação de um gabinete extraordinário de Segurança Pública e o envio de reforço policial.
“Vamos, inclusive, mandar uma lei para a Assembleia Legislativa para permitir comprar férias de policiais e, com isso, aumentar ainda mais a presença das polícias em todo o nosso estado e, especialmente, nesse momento específico aqui em Sobral”, disse.
As aulas na escola devem ser retomadas na próxima segunda-feira (29), com acompanhamento psicológico para os estudantes.
Possível ligação com facções
A motivação do crime ainda não foi esclarecida. No entanto, a TV Globo apurou que uma das linhas de investigação aponta para uma possível disputa entre facções criminosas. A Secretaria de Segurança Pública do Ceará não confirmou nem descartou essa hipótese.
O governador destacou que sete facções atuam no estado, responsáveis por cerca de 90% dos homicídios. Só em 2024, o Ceará registrou aumento de quase 10% nos homicídios dolosos, passando de 2.893 casos em 2023 para 3.178 neste ano, conforme o Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Contexto da violência no Ceará
Nos últimos anos, facções criminosas têm ampliado o controle em territórios do estado, disputando não apenas o tráfico de drogas, mas também serviços como internet e até cobrança de “pedágio” de comerciantes.
Em 2025, casos de ataques a provedores e assassinatos relacionados a extorsão reforçaram a escalada da violência.