Uma professora de uma escola particular foi demitida após ser flagrada por câmeras de segurança agredindo uma criança de 4 anos dentro da sala de aula. O caso ocorreu na manhã de segunda-feira (18) e é investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Segundo a polícia, as gravações mostram o momento em que Leonice Batista dos Santos grita com o menino e, em seguida, o atinge na cabeça com uma pilha de livros. O barulho da pancada é audível nas imagens. Depois, ela tenta limpar o rosto da criança e a leva até o banheiro para lavar a boca.
O vídeo foi entregue à família e repassado às autoridades para auxiliar na investigação. A delegada responsável, Thalita Andrich, informou que foram registrados dois boletins de ocorrência no mesmo dia: um pelos pais da criança e outro pela própria instituição de ensino.
Professora alegou queda no banheiro
Antes da análise das imagens, a professora Leonice relatou à direção que a criança teria caído no banheiro. Ela chegou a enviar uma foto do menino machucado para justificar o ocorrido.
Os pais, ao serem avisados, levaram o filho imediatamente a um dentista. O exame apontou o afrouxamento de seis dentes, o que levantou dúvidas sobre a versão apresentada. Diante disso, a família solicitou a revisão das câmeras, que confirmou a agressão.
O vídeo gerou bastante repercussão nas redes sociais, com pessoas inconformadas com tamanha violência.
“Eu como professora me tremi toda assistindo! Não consigo imaginar o coração dos pais vendo essa cena!”, comentou uma mulher. “Ela não praticou violência só com ele mas com todos aí que presenciaram”, afirmou outra pessoa.
“A mulher afrouxou 6 dentes de uma criança de 4 anos com uma pancada na cabeça e ainda tem gente que quer justificar porque é cansativo lidar com o filho dos outros??? Rapaz, eu não tenho nem advogado pra isso. Vou ficar calado que é melhor…”, declarou um homem ao assistir ao vídeo.
“Professora???? Não suje a minha profissão. Ela pode ser tudo, menos professora”, comentou mais uma professora. “Por mais câmeras nas salas de aula e justiça pelas crianças agredidas!”, afirmou mais um.
Confira o momento da agressão no vídeo abaixo. AS IMAGENS SÃO FORTES:
Professora é investigada por agredir criança de 4 anos com livros em escola no Rio Grande do Sul; menino teve afrouxamento de 6 dentes. #ConexãoGloboNews
➡ Assista à #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/pzWIhRnfNt
— GloboNews (@GloboNews) August 20, 2025
Escola demitiu a profissional
A Escola Infantil Xodó da Vovó demitiu a funcionária Leonice Batista dos Santos após constatar o ocorrido. A professora trabalhava na unidade havia seis anos e era considerada de confiança, segundo o diretor e proprietário, Cristhian Segatto.
O diretor declarou surpresa com o caso e afirmou que a profissional sempre foi vista como carinhosa pelos alunos. Ao ser confrontada com as imagens, segundo ele, a professora não apresentou reação.
Veja fotos dos diretores da escola Xodó da Vovó, Cristhian Segatto e Marcela Muller:

O que diz a instituição?
Em nota oficial, a escola lamentou o episódio e ressaltou que está colaborando integralmente com as autoridades.
“Reforçamos que a apuração dos fatos e a devida responsabilização estão sendo conduzidas pelas autoridades competentes, que contam com o total apoio e colaboração desta instituição”, diz o comunicado.
A escola também informou que a família da criança está recebendo acompanhamento e reafirmou seu compromisso com a segurança e bem-estar dos alunos.
Confira a Nota de Esclarecimento da escola Xodó da Vovó, na íntegra:
“A Escola Xodó da Vovó lamenta profundamente o episódio ocorrido envolvendo uma professora e um de nossos alunos. A profissional foi imediatamente afastada, as autoridades policiais comunicadas e a família da criança está recebendo todo o apoio necessário. Reforçamos que a apuração dos fatos e a devida responsabilização estão sendo conduzidas pelas autoridades competentes, que contam com o total apoio e colaboração desta instituição.
Reafirmamos nosso compromisso inegociável com a segurança, o respeito e a integridade de todos os nossos alunos e não toleraremos situações que contrariem os valores desta Escola Infantil. Seguiremos colaborando integralmente com as autoridades e trabalhando para garantir um ambiente seguro e respeitoso para todos os nossos alunos.
A Escola Xodó da Vovó segue à disposição das famílias para quaisquer esclarecimentos e reitera seu compromisso diário com uma educação baseada no cuidado, na ética e no bem-estar das crianças. Estamos juntos com nossa comunidade para fortalecer ainda mais um ambiente de confiança, aprendizado e acolhimento.
Departamento Jurídico
Escola Xodó da Vovó”.