Data...

Menina de 11 anos morre após ser espancada dentro de escola

Espancamento começou porque a vítima não quis "ficar" com um colega; vídeo mostra aluna pedindo ajuda após ataque na Escola Municipal Tia Zita, em Pernambuco

Uma tragédia abalou a cidade de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. Alícia Valentina Lima Santos Silva, de apenas 11 anos, morreu no último domingo (7) após ter sido brutalmente agredida por colegas dentro da Escola Municipal Tia Zita. O caso aconteceu na quinta-feira, dia 4 de setembro, e é investigado pela Polícia Civil do Estado.

Agressão registrada em vídeo

Câmeras de segurança da escola flagraram o momento em que Alícia sai de um banheiro após as agressões, colocando a mão no ouvido e pedindo ajuda a uma funcionária.

Segundo o boletim de ocorrência, a menina foi atacada por quatro meninos e uma menina. O motivo, de acordo com o relato, seria o fato de Alícia ter se recusado a “ficar” com um dos colegas.

As imagens, obtidas com exclusividade pelo portal ‘G1’, mostram a movimentação de estudantes próximos ao banheiro. Em seguida, a vítima aparece visivelmente ferida, tentando estancar o sangramento no nariz.

Linha do tempo do caso

  • 4 de setembro – Alícia é espancada no banheiro da escola.

  • 4 de setembro – A estudante recebe atendimento médico após o ataque.

  • 7 de setembro – A vítima tem morte cerebral confirmada no Hospital da Restauração, no Recife.

O atestado de óbito aponta como causa da morte “traumatismo cranioencefálico produzido por instrumento contundente”.

Alicia Valentina - morreu
Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Pronunciamentos oficiais

A direção da escola declarou que prestou todo o “socorro necessário” à aluna. O Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação também estiveram na unidade para acompanhar a situação.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Belém do São Francisco divulgou nota de pesar e manifestou solidariedade à família.

A Polícia Civil confirmou a abertura de um inquérito e informou que novas atualizações só serão fornecidas após o avanço das investigações.

Socorro e transferências

Segundo a mãe da menina, Alícia foi inicialmente levada ao hospital municipal e liberada após medicação.

Em casa, apresentou sangramento no ouvido e voltou a ser atendida em um posto de saúde. Pouco depois, ao vomitar sangue, foi encaminhada para o Hospital de Salgueiro e, em seguida, transferida para o Hospital da Restauração, onde faleceu.

O sepultamento da estudante aconteceu na terça-feira (8), em um cemitério local.

Feminicídio contra criança gera enorme repercussão

O crime causou enorme comoção e muita repercussão nas redes sociais. “O que está acontecendo com esse mundo? Justiça!!”, pediu uma mulher.

“Alícia, 11 anos, foi espancada por colegas na escola em Pernambuco após dizer ‘não’ a um menino. Teve morte cerebral dias depois. Não é só sobre a escola. É sobre um país inteiro que falha em proteger suas crianças”, disse um internauta.

“Se isso aqui ano é reflexo da sociedade cada vez mais influenciada por discursos de ódio contra mulheres, eu não sei o que é”, comentou outra pessoa.

“Uma criança de 11 anos foi espancada DENTRO da escola pq não quis ficar com um moleque. uma menina, cara. o nível de violência que mulheres precisam lidar no dia a dia, independente da idade, é uma coisa surreal. é inaceitável”, declarou uma mulher.

“Espancaram a menina e ela morreu... Crianças já sofrendo feminicídio. O que está acontecendo com essas crianças e adolescentes????”, questionou outra pessoa chocada com a notícia.

Confira a Nota de Falecimento da pequena Alícia Valentina:

Nota de Falecimento Alicia Valentina
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Maysa Vilela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia

Participe do Ocorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.

Preencha o formulário abaixo e, após verificação, seu conteúdo poderá ser publicado.