Data...

Cármen Lúcia: 6 curiosidades sobre a ministra do STF que deu voto decisivo contra Bolsonaro

Solteira por escolha, fã de exercícios em casa, amiga de Alcione e conhecida pelo bom humor, a ministra de 71 anos chamou atenção após protagonizar julgamento histórico no Supremo

Na última quinta-feira (11), a ministra Cármén Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi destaque em todo o país ao dar o voto decisivo pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento da trama golpista.

Antes mesmo de anunciar sua posição, a magistrada já circulava nas redes sociais em forma de memes, assim como os colegas Alexandre de Moraes e Luiz Fux. A repercussão fez crescer a curiosidade sobre a trajetória e os hábitos da mineira de 71 anos.

Solteira por convicção

Ainda na adolescência, Cármén Lúcia tomou a decisão de nunca se casar. Aos 15 anos, comunicou à família que o matrimônio não faria parte de seus planos para não comprometer sua carreira.

Ela é tia de 18 sobrinhos e relembrou sua escolha em entrevista ao ‘W/Cast’, de Washington Olivetto:

“Na minha profissão, hoje, a maioria das mulheres que são (casadas e mães), a gente brinca, ‘mãegistradas‘, magistradas que são mães, elas têm uma dificuldade muito maior do que nós outras, como eu, que não tenho filho, como as que não são mais casadas”.

A ministra Cármén Lúcia, assim como outros ministros do Supremo Tribunal Federal, ganha um salário-base de R$ 46.366,19. A remuneração de membros da Suprema Corte é o teto no serviço público federal.

Confira a fala da ministra Cármén Lúcia sobre a decisão de ser solteira:

Afinada com Alcione

Um dos momentos mais comentados da ministra aconteceu em 2018, quando cantou ao lado de Alcione no seminário ‘Elas por Elas’, no Rio de Janeiro.

Ao ouvir da Marrom a ordem “Vai, Cármén Lúcia!”, ela soltou a voz e surpreendeu o público. Na época, Alcione elogiou:

“Eu não esperava, pois sempre a achei muito séria. E a Cármén Lúcia é afinada, conhece tudo de música brasileira, é uma amante da arte e tem uma grande sensibilidade”.

Assista ao vídeo abaixo, que mostra um momento de amizade entre Cármén Lúcia e Alcione:

Cobertura em Belo Horizonte

Além do apartamento funcional em Brasília, a ministra também possui uma cobertura em Belo Horizonte, onde costuma ficar a cada 20 dias.

Em 2017, o prédio foi alvo de pichações assumidas pelo MST, após ela votar contra o pedido de Habeas Corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a Operação Lava Jato.

Confira o prédio onde Cármén Lúcia tem uma cobertura, em Belo Horizonte, que foi pichado por manifestantes do MST em 2017:

Prédio - Cobertura Cármén Lúcia - BH
Foto: Reprodução/TV Globo

Simplicidade e pirulito na estrada

Natural de Espinosa, cidade de cerca de 30 mil habitantes no Norte de Minas, Cármén Lúcia já foi recebida como estrela em uma visita ao município.

Na ocasião, viajou em avião de carreira e alugou um carro popular por R$ 115 a diária. No caminho, fez uma parada para comprar um pirulito, gesto que reforçou sua simplicidade.

Exercícios em casa

Magra e disciplinada, a ministra prefere treinar sozinha, em casa. Diferente da maioria das pessoas, não frequenta academias e é adepta de exercícios caseiros há muitos anos, prática que ganhou popularidade durante a pandemia.

Ministra Cármén Lúcia
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Fé e religiosidade

Católica, Cármén Lúcia guarda santinhos na carteira, mantém terços sempre por perto e conserva imagens religiosas em sua casa.

Quando assumiu a presidência do STF, em 2016, usou um cálice de sua primeira comunhão durante a cerimônia.

Com uma trajetória marcada pela independência e por hábitos simples, a ministra Cármén Lúcia mostra um lado pouco conhecido fora das sessões do STF. Seja no voto decisivo de julgamentos históricos, em sua devoção religiosa ou em momentos descontraídos ao lado de Alcione, ela segue atraindo atenção e curiosidade dos brasileiros.

Maysa Vilela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia

Participe do Ocorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.

Preencha o formulário abaixo e, após verificação, seu conteúdo poderá ser publicado.