Data...

Quem é o suspeito de 22 anos detido pelo assassinato de Charlie Kirk?

Tyler Robinson foi identificado pelo pai após divulgação de imagens; governador e FBI detalham prisão em coletiva

O governador de Utah, Spencer Cox, confirmou nesta sexta-feira (12) a prisão de Tyler Robinson, de 22 anos, suspeito de assassinar o ativista conservador Charlie Kirk, aliado de Donald Trump. O crime ocorreu na quarta-feira (10), durante um evento na Universidade Utah Valley (UVU).

“Nós o pegamos. Na noite de 11 de setembro, um familiar de Tyler Robinson entrou em contato com um amigo da família, que contatou o Gabinete do Xerife do Condado de Washington com informações de que Robinson havia confessado ou insinuado que havia cometido o incidente”, disse Cox em entrevista coletiva do FBI.

Segundo as autoridades, Robinson é natural da cidade de Washington, em Utah. O próprio pai o identificou a partir de imagens divulgadas pela polícia.

Tyler Robinson - suspeito morte de Charlie Kirk
Foto: Reprodução/MSNBC

Detalhes da investigação

De acordo com Cox, câmeras de segurança da UVU registraram Robinson chegando ao campus na manhã do ataque. Ele vestia camiseta marrom lisa, shorts claros, boné preto com logotipo branco e sapatos claros, roupas semelhantes às encontradas com o suspeito no momento da prisão.

Ainda segundo o governador, o jovem fez publicações na rede social Discord sobre munições de rifle e teria confessado o crime a um amigo.

Um parente também relatou às autoridades que Robinson falava mal da vítima e mencionava Charlie Kirk em encontros familiares.

“Os investigadores entrevistaram um familiar de Robinson que afirmou que ele havia se tornado mais político nos últimos anos. O suspeito mencionou Kirk especificamente durante um jantar em família”, explicou Cox.

No mesmo jantar, Robinson teria afirmado que “Kirk estava cheio de ódio e espalhava ódio”.

Tyler Robinson - matou - Charlie Kirk
Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Ação rápida do FBI

O diretor do FBI, Kash Patel, informou que Robinson foi detido às 22h (horário local) de quinta-feira (11).

“Em menos de 33 horas – graças a todo o peso do governo federal e à colaboração com os parceiros aqui no estado de Utah e o governador Cox, o suspeito foi preso em um período histórico”, declarou Patel.

Ele acrescentou que as “evidências forenses já foram avaliadas”, enquanto mais de 11 mil pistas seguem em análise.

Assassinato de Charlie Kirk

Charlie Kirk, de 31 anos, era comentarista político e presidente do grupo estudantil conservador ‘Turning Point USA’. Reconhecido como um dos principais influenciadores do movimento pró-Trump entre jovens, ele foi atingido no pescoço na tarde de quarta-feira (10), em Orem, Utah.

O ataque ocorreu diante de cerca de 3 mil pessoas durante um evento acadêmico. Kirk chegou a ser levado para um hospital local, mas não resistiu.

A morte gerou imediata comoção e repúdio de políticos republicanos e democratas, que condenaram a violência política.

Para o governador Spencer Cox, os eventos organizados por Kirk nas universidades eram parte de uma tradição de debates fundamentais à democracia.

“Esses encontros fazem parte de uma tradição de debate político aberto que é fundamental para a formação de nosso país, para nossos direitos constitucionais mais básicos”, disse.

Tyler Robinson - suspeito assassinato Charlie Kirk
Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Maysa Vilela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia

Participe do Ocorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.

Preencha o formulário abaixo e, após verificação, seu conteúdo poderá ser publicado.