O McDonald’s Japão suspendeu, em menos de 24 horas, a campanha de distribuição de cards colecionáveis de Pokémon que deveria se estender por três dias. A decisão foi tomada após a ação promocional fazer tanto sucesso a ponto de gerar tumultos, desperdício de alimentos e necessidade de intervenção policial em algumas unidades.
De acordo com publicações nas redes sociais, diversos clientes compravam combos do McLanche Feliz apenas para receber os cards e descartavam os lanches nos próprios restaurantes ou até mesmo nas ruas.
A situação foi agravada pela decisão da rede de vincular a distribuição dos cards exclusivamente à compra do combo, sem venda avulsa, além de limitar a cinco unidades por pessoa.
Em algumas localidades, a polícia foi chamada para conter discussões e confusões entre consumidores que disputavam os brindes.
Comunicado oficial do McDonald’s Japão
Em nota publicada no site oficial, o McDonald’s Japão afirmou:
“Gostaríamos de informar que a distribuição de cards Pokémon para clientes que compraram o McLanche Feliz ‘Pokémon’, que estava programada para durar apenas três dias, de sábado, 9 de agosto, a segunda-feira, 11 de agosto (feriado nacional), foi encerrada em muitas lojas devido a vendas maiores do que o esperado.
Pedimos sinceras desculpas por não termos conseguido atender às expectativas de nossos clientes que estavam ansiosos pelo produto devido ao fim antecipado da distribuição”.
A rede de fast-food também solicitou que os consumidores não entrem em contato com as lojas para verificar a disponibilidade dos cards.
Confira imagens de combos inteiros que foram descartados na rua:

Histórico de campanhas polêmicas da rede de fast-food
Essa não foi a primeira vez que uma ação promocional envolvendo Pokémon gerou problemas.
Em 2023, a campanha Pokémon TCG no Museu Van Gogh, em Amsterdã, registrou tumultos semelhantes. No Brasil, uma ação recente do McDonald’s com a Fórmula 1 resultou em insatisfação do público após os brindes se esgotarem em menos de 12 horas.
O caso recente no Japão repercutiu bastante na redes sociais. Internautas se impressionaram com o desperdício. “Nem pra dar pra um morador de rua ou devolver, ou chega pro atendente e diz que só quer a carta, pede pra não fazer o lanche”, questionou um rapaz no ‘X’. “Que maldade!!”, disse mais um. “Doava, pelo menos”, afirmou outro internauta ao ver o enorme desperdício de comida.
Veja uma foto da enorme fila que se formou para comprar o McLanche Feliz e receber os cards do Pokémon no Japão:
