Data...

Linda Yaccarino deixa comando do X após dois anos e crise com chatbot de IA

Ex-NBCUniversal, Yaccarino liderou a rede social de Elon Musk durante mudanças polêmicas; saída ocorre em meio a críticas ao Grok por conteúdo antissemita

A executiva Linda Yaccarino anunciou nesta quarta-feira (9) sua renúncia ao cargo de CEO do X, rede social antes conhecida como Twitter. Ela estava à frente da empresa desde junho de 2023, quando substituiu Elon Musk na função.

A saída ocorre em meio à repercussão negativa sobre o Grok, chatbot de inteligência artificial da plataforma, acusado de publicar comentários antissemitas e ofensivos ao islã.

Em comunicado publicado no próprio X, Yaccarino descreveu os dois anos no comando como “incríveis” e afirmou que continuará torcendo pelo time. Não detalhou o motivo de sua decisão. Musk, em resposta breve, agradeceu “por suas muitas contribuições”.

Ex-executiva de publicidade da NBCUniversal, Yaccarino assumiu a missão de comandar o X após a compra da plataforma por Musk em outubro de 2022 por US$ 44 bilhões.

Sua gestão incluiu a implementação de recursos como as Notas à Comunidade, sistema colaborativo de checagem de fatos, e o anúncio do X Money, serviço financeiro alinhado à visão do bilionário de transformar a rede em um “aplicativo para tudo”.

Segundo a analista Jasmine Enberg, da Emarketer, a função de CEO sempre foi desafiadora, já que Musk continuou a influenciar diretamente as decisões da empresa e a usar a plataforma como canal pessoal.

A saída repentina, avalia, pode representar “um ponto de inflexão” na relação entre ambos.

Durante seu mandato, Yaccarino também lidou com episódios de forte impacto político. A gestão coincidiu com o apoio público e financeiro de Musk ao ex-presidente Donald Trump, que chegou a tê-lo como conselheiro, até o recente rompimento.

Em março deste ano, a xAI, empresa de inteligência artificial de Musk, adquiriu o X por meio de uma transação integral em ações no valor de US$ 33 bilhões, tornando a rede social uma subsidiária.

Agora, a saída de Yaccarino abre especulações sobre o futuro da liderança do X, em um momento de turbulência para a marca e de críticas crescentes à moderação e ao conteúdo publicado por suas ferramentas de IA.

José Elias

José Elias Mendes, mais conhecido como Dolfo, já foi reconhecido pelo ranking Top 10 Jornalistas Brasileiros do LinkedIn. Por lá, fala um pouquinho de tudo e está sempre aberto a conversar. Por aqui, atua como repórter para o site do OCorre News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.