Data...

Jude Law interpreta Putin em novo filme e garante: ‘Não temo repercussões’

Filme de Olivier Assayas, 'The Wizard of the Kremlin', estreia no Festival de Veneza e retrata ascensão política do líder russo

O ator britânico Jude Law afirmou que não teme retaliações por interpretar o presidente russo Vladimir Putin em ‘The Wizard of the Kremlin’ (‘O Mago do Kremlin’, em português), filme exibido no Festival de Cinema de Veneza neste domingo (31). A produção, dirigida pelo francês Olivier Assayas, apresenta uma visão ficcional e sombria da ascensão do líder russo ao poder.

Baseado no best-seller de Giuliano da Empoli, o longa acompanha a trajetória de Vadim Baranov (interpretado por Paul Dano), um ex-artista que se torna produtor de TV e, mais tarde, peça-chave no Kremlin.

Do coração do poder russo, ele manipula narrativas que misturam propaganda, fé e manipulação política, enquanto auxilia Putin em seu objetivo de restaurar a grandeza da Rússia após o colapso da União Soviética.

Além de Law e Dano, o elenco conta com Jeffrey Wright, no papel de um escritor norte-americano. Em entrevista à imprensa, o ator Paul Dano fez questão de reforçar que o filme evita simplificações morais.

“Se você simplesmente rotulasse um personagem como mau, seria uma simplificação enorme”, disse o ator.

“Perguntar por que e olhar para o cinza, mesmo que seja assustador, é melhor do que nos deixar ir cada vez mais longe no preto e branco”, completou ele.

O desafio de interpretar Putin

Questionado pela imprensa sobre possíveis consequências de assumir o papel de Putin, Jude Law respondeu: “Espero que não de forma ingênua, mas … Eu não temo repercussões”.

O ator explicou que buscou captar a essência do presidente russo sem se limitar a uma imitação: “É incrível o que uma boa peruca pode fazer”, brincou.

“O lado complicado é que a face pública [de Putin] que vemos revela muito pouco… Senti o conflito de tentar mostrar muito pouco, mas sentir muito e retratar muito por dentro”

putin
Foto: Reprodução

Reflexões políticas além da Rússia

O diretor Olivier Assayas destacou que a obra ultrapassa os limites da política russa. “Fizemos um filme sobre o que a política se tornou e a situação muito assustadora e perigosa em que todos nós sentimos que estamos”, afirmou.

Segundo ele, o enredo também reflete o comportamento de diversos líderes autoritários no cenário global.

O ator Jeffrey Wright reforçou a importância da reflexão proposta pelo longa: “Se isso for perdido, como está acontecendo agora, então nos tornaremos o que vemos nesse filme”, disse, referindo-se aos ideais democráticos nos Estados Unidos.

Disputa pelo ‘Leão de Ouro’

‘The Wizard of the Kremlin’ está entre os 21 filmes selecionados que concorrem ao ‘Leão de Ouro’, prêmio máximo do Festival de Veneza, cuja cerimônia de entrega está marcada para 6 de setembro.

Maysa Vilela

Jornalista curiosa por natureza, com mais de 10 anos de estrada, movida por conexões fortes, viagens e boas histórias. Acredita que ouvir é o primeiro passo pra escrever com propósito. No Ocorre News, segue conectando pessoas através das palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.