Data...
Gilberto Gil - Preta Gil

Gilberto Gil homenageia Preta no dia em que ela completaria 51 anos

Álbum de fotos compartilhado nas redes sociais relembra momentos marcantes ao lado da filha, que morreu em julho após luta contra câncer de intestino

O cantor e compositor Gilberto Gil abriu nesta sexta-feira (8) um álbum de família para homenagear a filha, Preta Gil, no dia em que a artista completaria 51 anos. Preta morreu em 20 de julho, aos 50 anos, em decorrência de complicações de um câncer de intestino.

Na Família Gil, dia 8 de agosto será sempre o dia oficial da alegria e celebração, da nossa integrante mais festiva. Uma saudade sem fim”, escreveu o músico em publicação nas redes sociais.

Álbum de recordações

No post, Gilberto Gil compartilhou fotos de Preta ainda criança, incluindo uma imagem ao lado do irmão Pedro Gil, que morreu aos 20 anos em um acidente de carro no Rio de Janeiro.
Outra fotografia mostra Preta ao lado de sua madrinha, Gal Costa. Quando a cantora baiana morreu, em 2022, Preta escreveu:Obrigada por tudo minha madrinha, musa, mãezinha”.

O álbum também reúne cliques com a madrasta Flora Gil, a mãe Sandra Gadelha, o filho Francisco, a neta Sol de Maria e os irmãos.

Confira a publicação feita por Gilberto Gil no Instagram:

A luta contra o câncer

O primeiro diagnóstico de câncer de intestino veio em janeiro de 2023. Um ano depois, Preta anunciou estar curada e participou de uma missa em Salvador para celebrar a vitória.

Após quimioterapia, radioterapia e cirurgia para retirada de tumores em agosto de 2024, a doença retornou, se espalhando para outras regiões do corpo. A artista, então, iniciou tratamento experimental nos Estados Unidos, dividindo-se entre Nova York e Washington.

Preta Gil chegou aos Estados Unidos em maio, onde permaneceu por três meses realizando um tratamento para o câncer com métodos inovadores. No entanto, o procedimento não apresentou o resultado esperado. A artista decidiu retornar ao Brasil, mas, antes da viagem, apresentou piora no quadro de saúde e morreu em Nova York, em 20 de julho de 2025.

O corpo de Preta Gil chegou ao Brasil na madrugada de 24 de julho, em tempo recorde, após ser repatriado.

Carreira multifacetada

Filha de Gilberto Gil e afilhada de Gal Costa, Preta começou a carreira de cantora aos 29 anos, com o álbum ‘Prêt-à-Porter’, que trouxe o sucesso ‘Sinais de Fogo’, composto por Ana Carolina e Totonho Villeroy. Ao longo da trajetória, lançou quatro discos de estúdio, dois álbuns ao vivo, dois DVDs e diversas parcerias musicais com nomes como Ivete Sangalo, Psirico e Gal Costa.

Em 2010, criou o Bloco da Preta, que se tornou um dos maiores do Carnaval carioca, chegando a reunir mais de 500 mil foliões em 2017. No mesmo ano, levou o projeto para o Carnaval de Salvador. Além da música, Preta também atuou em novelas, programas de TV e no setor de mídias digitais.

Preta Gil
Foto: Reprodução/Instagram

Preta era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha. O casal também teve Pedro e Maria. A cantora tinha outros cinco irmãos: Nara e Marília (do casamento de Gil com Belina de Aguiar) e Bem, José e Bela Gil (da união com Flora Gil).

Ela deixa o filho Francisco Gil, de 30 anos, e a neta Sol de Maria, de 9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia

Participe do Ocorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.

Preencha o formulário abaixo e, após verificação, seu conteúdo poderá ser publicado.