Cinco hospitais públicos do Brasil se destacaram em um ranking internacional divulgado pela revista Newsweek, que lista os melhores centros médicos especializados do mundo em 2025. O levantamento avaliou 12 áreas da saúde e apontou instituições brasileiras entre as melhores em oito especialidades.
InCor lidera ranking nacional em cardiologia
O maior destaque brasileiro foi o Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). A instituição aparece em 12º lugar em cardiologia e em 28º em cirurgia cardíaca, figurando como o hospital brasileiro mais bem posicionado nessas especialidades.
Além do InCor, o Hospital das Clínicas da USP também aparece em diversas áreas: 32º em pediatria, 74º em ortopedia, 90º em neurocirurgia, 117º em gastroenterologia e 299º em cardiologia.
Outros hospitais paulistas também se destacam
A cidade de São Paulo concentra outros três hospitais do SUS presentes na lista dos melhores do mundo:
-
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – 46º em cardiologia e 64º em cirurgia cardíaca;
-
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) – 182º em oncologia;
-
Hospital de Ensino da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – 112º em pediatria.

Representante fora da capital paulista
O único hospital público fora da cidade de São Paulo a figurar no ranking foi o Hospital das Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp), que conquistou a 185ª posição em pediatria.
Brasil tem 22 hospitais especializados entre os melhores do mundo
Segundo a Newsweek, o Brasil conta ao todo com 22 hospitais especializados entre os melhores do mundo.
O ranking reforça a relevância de instituições públicas brasileiras na área da saúde e o impacto do Sistema Único de Saúde (SUS) em oferecer atendimento de qualidade em diversas especialidades médicas.