A estudante de Ciência da Computação Larissa Ayumi, de 23 anos, do interior de São Paulo, foi uma das vencedoras do Swift Student Challenge, competição internacional promovida pela Apple para reconhecer projetos inovadores criados por estudantes.
O reconhecimento levou Larissa até o Vale do Silício, na Califórnia, nos EUA, onde teve a oportunidade de apresentar seu trabalho diretamente para Tim Cook, CEO da Apple.
O encontro, inicialmente marcado com Susan Prescott, vice-presidente de relacionamento com desenvolvedores, ganhou um momento especial com a chegada surpresa do executivo, que fez questão de conhecer pessoalmente cada um dos projetos premiados. Larissa foi a primeira a apresentar.
Aplicativo ensina uso consciente da IA em experiência interativa
O projeto desenvolvido por Larissa é um aplicativo educativo em formato de jogo que explica o funcionamento dos modelos de linguagem utilizados por plataformas de inteligência artificial generativa. A proposta incentiva os usuários a compreenderem melhor como esses sistemas operam e a questionarem as respostas recebidas.
A iniciativa nasceu de sua pesquisa acadêmica sobre interpretabilidade e explicabilidade em IA, com foco em ética e transparência. “Eu queria fazer com que as pessoas se importassem mais”, afirmou Larissa sobre a motivação para criar o app.
Confira fotos da brasileira Larissa com Tim Cook, o CEO da Apple, no Vale do Silício:

Formação de talentos no Brasil com apoio da Apple
O aplicativo foi desenvolvido no Apple Developer Academy, programa educacional que começou no Brasil e hoje está presente em dez universidades brasileiras, principalmente públicas, em oito estados.
Com 20 horas semanais de aula durante dois anos e sem exigir conhecimento prévio em programação, o programa já formou mais de 3 mil profissionais. A iniciativa é considerada estratégica, já que o país enfrenta a previsão de déficit superior a 500 mil profissionais de TI até o fim deste ano.

Confira uma entrevista com Larissa Ayumi no vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram