Eric Dane, conhecido pelos papéis em “Grey’s Anatomy” e “Euphoria”, revelou que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) em abril deste ano. Aos 52 anos, o ator tem se dedicado a apoiar iniciativas em defesa de pacientes e pesquisas sobre doenças neurodegenerativas.
Nesta semana, Dane viajou a Washington, DC, em parceria com a organização sem fins lucrativos I AM ALS, para dialogar com parlamentares e reforçar a importância da lei ACT for ALS (Lei de Aceleração do Acesso a Terapias Críticas para ELA).
A legislação, aprovada em 2021, prevê cinco anos de financiamento para pesquisas e também amplia o acesso a tratamentos antes da conclusão total de análises regulatórias. O programa expira em 2026.
Durante o encontro com o congressista Eric Swalwell, da Califórnia, o ator destacou as dificuldades no diagnóstico da doença.
“Muitas vezes, leva todo esse tempo para essas pessoas serem diagnosticadas. Bem, isso as impede de fazer parte desses ensaios clínicos”, disse.
“É por isso que a ACT for ALS é tão, tão excelente, e é porque ela amplia o acesso para todos.”

Histórico de luta por acesso antecipado a medicamentos
O acesso expandido a tratamentos, que permite que pacientes utilizem medicamentos antes da aprovação final, ganhou força durante a epidemia de HIV, quando ativistas pressionaram órgãos como o FDA por procedimentos mais rápidos e simplificados.
O que é Esclerose Lateral Amiotrófica?
Eric Dane fala sobre futuro e família
Em meio à luta, o ator também compartilhou seu desejo de acompanhar os próximos passos da vida de suas filhas.
“Tenho duas filhas em casa. Quero vê-las, sabe, se formar na faculdade, se casar e talvez ter netos”, afirmou.
“Sabe, quero estar lá para tudo isso. Então, vou lutar até o último suspiro nesta questão.”
Dane é casado com a atriz Rebecca Gayheart desde 2004. Juntos, são pais de Billie (2010) e Georgia (2011). Ele ficou famoso em sua atuação como o cirurgião plástico Dr. Mark Sloan na série de sucesso ‘Greys Anatomy’.