Um ataque a tiros ocorrido nesta quarta-feira (27) na Escola Católica Anunciação, em Minneapolis, Minnesota (EUA), deixou duas crianças mortas, de 8 e 10 anos, além de 17 pessoas feridas, segundo informações da polícia local.
O chefe de polícia de Minneapolis, Brian O’Hara, informou que outras duas crianças estão em estado crítico. Entre os feridos, estão 14 crianças e três adultos. O’Hara também confirmou que o atirador tirou a própria vida após o ataque.
As investigações iniciais revelam que o atirador tinha por volta de 20 anos, estava vestido de preto, com uma calça cargo, e utilizou três armas diferentes: um rifle, uma espingarda e uma pistola. Foram efetuados dezenas de disparos dentro da instituição às 10h30, no horário de Brasília.
Segundo informações divulgadas pela ‘CNN’, as crianças estava literalmente rezando na Igreja da Escola Católica quando o criminoso efetuou os disparos pela janela.
Ele teria feito, inclusive, uma barricada na porta da Igreja para impedir que as crianças deixassem o local. Autoridades declararam em uma coletiva de imprensa que foi uma covardia e uma crueldade atirar contra uma igreja cheia de crianças.
Veja uma foto da fachada da Igreja onde as crianças estavam reunidas quando o ataque aconteceu:

Reação das autoridades
O governador de Minnesota, Tim Walz, declarou que já havia sido informado sobre o caso e que equipes do Departamento de Apreensão Criminal e da Patrulha Estadual foram mobilizadas para o local.
“Estou rezando por nossos filhos e professores, cuja primeira semana de aula foi marcada por esse horrível ato de violência”, disse Walz.
Veja:
I’ve been briefed on a shooting at Annunciation Catholic School and will continue to provide updates as we get more information. The BCA and State Patrol are on scene.
I’m praying for our kids and teachers whose first week of school was marred by this horrific act of violence.
— Governor Tim Walz (@GovTimWalz) August 27, 2025
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, afirmou estar “monitorando relatos de violência horrível no sul de Minneapolis” e confirmou que a equipe de resposta a emergências foi ativada.
Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na rede Truth Social que havia recebido informações sobre o ataque.
Ele afirmou que “a Casa Branca continuará monitorando esta terrível situação” e pediu orações para todos os envolvidos.
Confira:
Clima de comoção
No local onde pais e familiares aguardavam notícias, cenas de comoção foram registradas. Muitas pessoas foram vistas chorando, se abraçando e de mãos dadas enquanto esperavam para reencontrar seus filhos.
Esse é mais um episódio que reacende o debate sobre segurança em escolas nos Estados Unidos. Ataques a tiros em instituições de ensino têm ocorrido com frequência, levantando questionamentos sobre medidas preventivas e acesso a armas no país.

