Data...

Trump quer mudar receita da Coca-Cola

Anúncio foi feito em rede social como parte da campanha “Make America Healthy Again”, mas empresa não confirmou mudança

O presidente Donald Trump afirmou nesta semana que a Coca-Cola teria concordado em substituir o xarope de milho por açúcar de cana nas bebidas vendidas nos Estados Unidos.

O anúncio foi feito em uma rede social, como parte da campanha “Make America Healthy Again”, conduzida ao lado do secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr.

Atualmente, a Coca-Cola americana utiliza xarope de milho com alto teor de frutose como adoçante principal, opção mais barata e comum na indústria de alimentos. Já em países como Brasil, México e Reino Unido, a fórmula conta com açúcar de cana ou de beterraba.

“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazer isso”, escreveu Trump. “Gostaria de agradecer a todos aqueles em posição de autoridade na Coca-Cola.”

A empresa, no entanto, não confirmou oficialmente a mudança. Em nota, declarou apenas que “agradece o entusiasmo do presidente Trump” e prometeu “mais detalhes sobre novas ofertas inovadoras” em breve.

A proposta gerou forte reação da indústria do milho, um dos pilares agrícolas do Centro-Oeste americano.

John Bode, presidente da Associação de Refinadores de Milho, afirmou que a substituição “custaria milhares de empregos americanos na fabricação de alimentos, reduziria a renda agrícola e aumentaria as importações de açúcar estrangeiro, tudo isso sem nenhum benefício nutricional”.

Nutricionistas também ressaltam que o tipo de açúcar não é o problema, mas sim a quantidade consumida.

Kennedy Jr. defende que o xarope de milho, ao lado de óleos de sementes e corantes artificiais, é um dos principais responsáveis pela epidemia de obesidade infantil nos EUA e promete revisar diretrizes alimentares nacionais. A mudança, se confirmada, deve acirrar a disputa entre os lobbies do milho e do açúcar.

A indústria açucareira tem força política no Sul, especialmente na Flórida, reduto eleitoral de Trump, enquanto o milho sustenta a economia de estados do Centro-Oeste.

Apesar da defesa por menos adoçantes artificiais, Trump é conhecido por consumir regularmente Diet Coke, refrigerante adoçado com aspartame. Se concretizada, a alteração seria a maior na fórmula da Coca-Cola nos EUA desde a polêmica “New Coke”, em 1985.

José Elias

José Elias Mendes, mais conhecido como Dolfo, já foi reconhecido pelo ranking Top 10 Jornalistas Brasileiros do LinkedIn. Por lá, fala um pouquinho de tudo e está sempre aberto a conversar. Por aqui, atua como repórter para o site do OCorre News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.