Data...

Lorena Pires faz história como primeira brasileira na Academia da Ópera de Paris

Cantora lírica negra, capixaba e de origem quilombola, supera desafios e celebra conquista inédita

A cantora lírica Lorena Pires, de 25 anos, natural de Vitória (ES) e de origem quilombola, entrou para a história ao se tornar a primeira mulher brasileira a integrar a tradicional Academia da Ópera de Paris, fundada há 350 anos.

A jovem estreou nesta semana no palco francês e comemorou o feito: “Eu lembro como se fosse ontem quando recebi o e-mail. Foi um momento muito legal. Eu tava documentando tudo: a audição, a reação de receber a aprovação, contar para minha mãe”, contou em entrevista à ‘GloboNews’.

Trajetória marcada por superação

Antes de se dedicar à ópera, Lorena iniciou a carreira no pop. Em 2016, conheceu o universo lírico e decidiu cursar faculdade de música. Desde então, acumulou conquistas, como o primeiro lugar no concurso de canto Joaquina Lapinha, voltado para cantores negros, pardos e indígenas.

A vitória abriu caminho para a seleção na Academia da Ópera de Paris, onde também estão outros brasileiros: o cantor Luís Felipe Souza e o pianista Ramon Theobald – o primeiro brasileiro a ser aceito na instituição.

Lorena Pires - Ópera de Paris
Foto: Reprodução/Instagram

Desafios e resistência

De origem quilombola, Lorena enfrentou obstáculos desde a infância, incluindo episódios de racismo. A cantora quase desistiu da carreira, mas afirma ter encontrado forças em suas raízes.

“Ser um cantor negro no Brasil, ser uma mulher negra e cantora. São muitas coisas que a gente tem que ouvir, muitos sapos que a gente tem que engolir.

Foi bem difícil emocionalmente vir para cá, tanto financeiramente quanto emocionalmente. Mas eu tenho minhas bases muito fortes. Sei onde quero chegar e o que preciso fazer para chegar lá”, declarou à ‘GloboNews’.

Carreira internacional em ascensão

Além da estreia em Paris, a trajetória da artista promete novos capítulos. A Academia da Ópera de Paris prepara uma turnê pelo Brasil, com apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Os concertos vão reunir repertório brasileiro e francês e contarão com a participação de artistas internacionais, entre eles o pianista Ramon Theobald, que acompanhará Lorena no retorno aos palcos nacionais.

Confira na matéria abaixo registros de Lorena se apresentando na Ópera de Paris:

Veja abaixo informações sobre os concertos da Ópera de Paris no Brasil:

Maysa Vilela

Jornalista curiosa por natureza, com mais de 10 anos de estrada, movida por conexões fortes, viagens e boas histórias. Acredita que ouvir é o primeiro passo pra escrever com propósito. No Ocorre News, segue conectando pessoas através das palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.