Data...

Uma nova tendência está dominando o Instagram, TikTok e X: usuários estão publicando fotos no estilo Polaroid em que aparecem ao lado de seus artistas favoritos. As imagens, que impressionam pelo realismo, são geradas pela inteligência artificial Gemini, do Google, rival direto do ChatGPT.

O fenômeno nas redes sociais

A trend ganhou força rapidamente, com vídeos mostrando fãs posando lado a lado com nomes como Lady Gaga, Beyoncé, Shawn Mendes, Ariana Grande, Justin Bieber e Bad Bunny.

A novidade também tem emocionado alguns usuários que utilizam a tecnologia para criar retratos com familiares já falecidos.

“Fiz com o meu pai”, escreveu uma pessoa no TikTok. Outra compartilhou: “Juntei eu e minha mãezinha já falecida”.

Como funciona a trend da Polaroid com IA

Segundo relatos nas redes, a maioria das criações é feita com o Gemini, disponível na versão gratuita.

Em alguns tutoriais no TikTok, usuários também mencionaram o uso do ChatGPT, mas alertam que, em certos casos, o rosto pode ficar distorcido.

Passo a passo para criar sua foto estilo Polaroid

Para quem deseja experimentar a trend, o processo é simples:

  1. Acesse o Gemini pelo site ou aplicativo;

  2. Escolha duas fotos em alta qualidade: uma sua e outra do artista desejado;

  3. Utilize o prompt: “Crie uma foto estilo Polaroid, formato quadrado, tirada de perto mostrando mais os rostos. Duas pessoas com os rostos bem próximos uma da outra. A imagem deve parecer uma foto real, sem assunto ou objeto em destaque, com leve desfoque e luz consistente, como o flash de um quarto escuro espalhado pela cena. Não alterar os rostos. Substituir o fundo por uma cortina branca.”

Em poucos segundos, a IA gera a fotografia, que pode ser compartilhada diretamente nas redes.

Tecnologia e criatividade lado a lado

A viralização mostra como as ferramentas de inteligência artificial vêm sendo usadas para entretenimento e expressão pessoal.

Além de aproximar fãs e ídolos de forma criativa, a trend reforça o impacto das imagens hiper-realistas no consumo de conteúdo online.

Apesar da diversão, especialistas alertam que o uso da IA para gerar imagens cada vez mais realistas também pode ser perigoso, já que a tecnologia facilita a criação de conteúdos falsos e até fake news.

Confira alguns exemplos compartilhados por internautas nas redes sociais:

Maysa Vilela

Jornalista curiosa por natureza, com mais de 10 anos de estrada, movida por conexões fortes, viagens e boas histórias. Acredita que ouvir é o primeiro passo pra escrever com propósito. No Ocorre News, segue conectando pessoas através das palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.