Uma nova pesquisa apresentada na Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD) revelou um efeito colateral inusitado dos medicamentos Ozempic, Wegovy e Mounjaro. Além de contribuir para a perda de peso, os fármacos podem alterar a forma como os pacientes percebem o sabor dos alimentos.
Segundo o levantamento, cerca de 20% dos usuários relataram que determinados alimentos passaram a parecer mais doces ou mais salgados do que antes do início do tratamento.
Alterações no paladar e apetite
O estudo entrevistou 411 pessoas — a maioria mulheres (69,6%) — em tratamento com os medicamentos. Do total, 148 tomavam Ozempic, 217 usavam Wegovy e 46 estavam em terapia com Mounjaro.
Um dos destaques foi que 21,3% dos participantes notaram aumento na doçura dos alimentos, enquanto 22,6% perceberam sabores mais salgados.
As mudanças de paladar também se mostraram relacionadas ao apetite. Mais da metade dos pacientes (58,4%) relatou estar com menos fome, e quase dois terços (63,5%) afirmaram sentir-se saciados mais rapidamente.
De acordo com o líder da pesquisa, Othmar Moser, da Universidade de Bayreuth, na Alemanha, “o efeito [dos medicamentos] na percepção do paladar não está claro”. Ele complementa:
“Se as mudanças no paladar estiverem relacionadas a um maior controle do apetite e à perda de peso, isso poderá ajudar os médicos a selecionar melhor as terapias, fornecer aconselhamento dietético mais personalizado e melhorar os resultados do tratamento a longo prazo para os pacientes”.
Diferenças entre os medicamentos
Os resultados variaram de acordo com o fármaco utilizado:
-
Wegovy: 26,7% disseram que a comida estava mais salgada.
-
Ozempic: 16,2% relataram aumento da salinidade.
-
Mounjaro: 15,2% perceberam a mesma alteração.
Já em relação à doçura, os números se mantiveram próximos entre os grupos: Wegovy (19,4%), Ozempic (21,6%) e Mounjaro (21,7%).
Os participantes que perceberam os alimentos mais doces tiveram o dobro da probabilidade de se sentir mais saciados, enquanto aqueles que identificaram aumento no sabor salgado apresentaram 2,17 vezes mais chances de também relatar maior saciedade.

Impacto clínico
Segundo Moser, os efeitos desses medicamentos vão além do controle da fome:
“Esses medicamentos atuam não apenas nas áreas do intestino e do cérebro que controlam a fome, mas também nas células das papilas gustativas e nas regiões do cérebro que processam o sabor e recompensa. Isso significa que eles podem alterar sutilmente a percepção de sabores fortes, como doce ou salgado. Isso, por sua vez, pode afetar o apetite”.
O pesquisador conclui que o monitoramento dessas mudanças pode se tornar uma ferramenta importante:
“Medicamentos como Wegovy, Ozempic e Mounjaro podem alterar o paladar, fazendo com que os alimentos pareçam mais doces ou mais salgados e ajudando as pessoas a se sentirem saciadas mais rapidamente e com menos fome.
Para a prática clínica, isso sugere que o monitoramento das alterações no paladar dos pacientes pode fornecer pistas úteis sobre a resposta ao tratamento, embora o paladar por si só não impulsione diretamente a perda de peso.”
Outros efeitos colaterais já conhecidos
Além das alterações no sabor, medicamentos como Ozempic e Wegovy já foram associados a outros efeitos colaterais, incluindo:
-
Boca seca (redução da produção de saliva);
-
Mau hálito causado por desequilíbrio bacteriano na boca;
-
Danos aos dentes, especialmente em casos de vômitos recorrentes;
-
Alterações estéticas, como o chamado “rosto Ozempic”, caracterizado por aparência mais envelhecida e flacidez na pele.
-
“Cabeça de Ozempic”, termo popular que descreve um efeito visual de desproporção entre a cabeça e o corpo, surgido após uma perda de peso rápida e acentuada.
Apesar das reações adversas, especialistas reforçam que os benefícios no controle de diabetes e peso e continuam sendo o foco principal desses tratamentos.
Especialistas reforçam que o uso de medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro deve ser feito apenas com prescrição e acompanhamento médico, já que a automedicação pode trazer riscos sérios à saúde.