Data...

Candidata gerada por IA é desmascarada no Miss São Paulo

Organização do concurso de beleza detectou fraude após inconsistências em vídeos e anunciou novas regras de segurança

Uma situação inusitada movimentou o Miss São Paulo Internacional. A organização descobriu que uma das candidatas inscritas no concurso era, na verdade, uma criação de inteligência artificial. O caso, considerado uma tentativa de fraude, foi revelado nesta quinta-feira (28) pelo jornal ‘O Globo’ e confirmado pelos organizadores do evento.

Perfil falso enganou até concorrentes

De acordo com os responsáveis pelo concurso, a suposta candidata mantinha perfis ativos em redes sociais, interagia com outras participantes e apresentava fotos e vídeos realistas, todos produzidos digitalmente. O objetivo era simular uma pessoa de verdade e passar despercebida nas etapas de seleção online.

A fraude veio à tona quando a equipe do concurso identificou falhas em um dos vídeos enviados para apresentação. Além disso, não havia registros da jovem em participações anteriores, apesar de ela ter declarado que já havia disputado outros concursos.

“Nosso processo seletivo é rígido, mas jamais imaginaríamos que uma IA tentaria disputar uma faixa. Era um rosto perfeito, corpo natural, presença digital ativa, só que não existia”, contou Eduardo Graboski, diretor do Miss São Paulo.

Como a fraude foi descoberta?

Segundo Graboski, a equipe desconfiou quando percebeu que a candidata não tinha nenhuma foto real em eventos presenciais. Para esclarecer a situação, um especialista em inteligência artificial foi acionado.

Ele identificou que o corpo exibido nos materiais pertencia a uma modelo norte-americana, enquanto o rosto havia sido substituído por um avatar gerado por IA.

Outros detalhes também chamaram a atenção, como a remoção digital de tatuagens e a manipulação de imagens para reforçar a ilusão. A inscrição havia sido feita em nome de uma representante de São José do Rio Preto (SP), que chegou a ser pré-selecionada para entrevistas virtuais. O nome da pessoa responsável pela fraude não foi divulgado, mas a organização confirmou que tomará medidas legais.

“Ela declarou ter participado de outros concursos, mas não tinha nenhuma foto nos eventos. A equipe desconfiou nesse momento”, explicou Graboski.

candidata-Miss-SP-IA
Foto: Divulgação

Concurso reforça regras de seleção

Após o episódio, a direção do Miss SP anunciou mudanças no processo de seleção. Agora, além de documentos pessoais, fotos e vídeos, as candidatas deverão passar por uma entrevista ao vivo por videochamada. A inscrição também precisará ser autenticada com assinatura digital pelo aplicativo Gov.br.

“É uma camada a mais de segurança. Estamos certos de que foi um caso isolado, que não atinge a transparência e seriedade do concurso. Pode ser engraçado agora, mas levanta uma discussão séria sobre os limites da tecnologia na representação da beleza humana”, finalizou o diretor.

Maysa Vilela

Jornalista curiosa por natureza, com mais de 10 anos de estrada, movida por conexões fortes, viagens e boas histórias. Acredita que ouvir é o primeiro passo pra escrever com propósito. No Ocorre News, segue conectando pessoas através das palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.