Vanuza Moura, de 23 anos, foi presa neste domingo (10) após a morte da filha de 8 meses, que foi deixada sozinha com o irmão de 5 anos enquanto ela estava em um baile funk em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por agentes da 34ª DP (Bangu).
A Polícia Civil apura se a bebê teria morrido sufocada ao se engasgar com uma mamadeira. Segundo relatos, Vanuza Moura teria deixado o alimento pronto e instruído o filho mais velho a dar para a irmã quando ela chorasse.
Mais de seis horas fora de casa
De acordo com testemunhas, a mãe saiu de casa já na madrugada de domingo e permaneceu fora por mais de seis horas. Ao retornar, por volta das 8h30, percebeu que a bebê não respirava.
A mulher levou a criança à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Magalhães Bastos, mas ela já chegou ao local sem vida. A polícia foi acionada e efetuou a prisão ainda na unidade de saúde, em ação conjunta com a Polícia Militar.
Condições da residência eram insalubres
Segundo informações do portal ‘G1’, agentes que estiveram na casa encontraram um ambiente insalubre, com paredes sujas, roupas rasgadas e ausência de condições mínimas de segurança para crianças.
Testemunhas ouvidas pela polícia afirmaram que a mulher costumava deixar os filhos sozinhos para sair. No total, ela é mãe de cinco crianças, mas apenas dois moravam com ela.
Acusação e medidas de proteção
A jovem Vanuza Moura vai responder por abandono de incapaz seguido de morte. O menino de 5 anos foi encaminhado ao Conselho Tutelar, que ficará responsável por definir os próximos passos para sua proteção.
A investigação segue para esclarecer as circunstâncias exatas da morte e apurar se houve negligência que possa agravar a acusação.
Veja fotos da situação em que se encontrava a casa de Vanuza, onde a bebê de 8 meses foi encontrada morta:
