O humorista e criador de conteúdo Felca afirmou que passou a circular em carro blindado e com equipe de segurança após receber ameaças por publicar vídeos com denúncias contra influenciadores. O relato foi feito durante entrevista ao podcast ‘PodDelas’ nesta quinta-feira (8), poucos dias depois da publicação de seu vídeo “Adultização”, em que acusa o paraibano Hytalo Santos de exploração de menores.
Felca, de 27 anos, ficou conhecido no YouTube com vídeos de reacts e críticas a influenciadores envolvidos em apostas esportivas online (bets). Seu conteúdo mais recente, com 50 minutos de duração, reúne denúncias sobre uso indevido da imagem de crianças e aponta como o algoritmo das redes sociais pode impulsionar esse tipo de material muito consumido por pedófilos.
“[Estou recebendo] muitas [ameaças], de assuntos delicados. Muitas, muitas. Comecei a andar com carro blindado e segurança. […] Provavelmente existe e a gente conta com isso, que vai existir alguns processos aí. Mas é o lado da verdade. Se ninguém fala, ninguém vai falar”, afirmou.
Produção levou um ano e contou com apoio de especialista
Segundo o youtuber, o vídeo exigiu mais de um ano de preparação, incluindo consulta a uma psicóloga especializada em crianças para explicar o conceito de adultização.
“Foi muito aversivo fazer esse vídeo. É terrível a gente olhar essas cenas. Dá vontade de chorar, de vomitar. […] O que a gente está fazendo aqui é uma gota no oceano. Mas, sem essa gota, o oceano seria menor.”
O material viralizou e ultrapassou 32 milhões de visualizações no YouTube, reacendendo discussões sobre direitos e proteção infantil no ambiente digital.
Repercussão e investigação
Após a publicação, a conta de Hytalo Santos no Instagram saiu do ar, mas não há confirmação de relação direta com a denúncia de Felca. O Ministério Público informou que já apura, desde 2024, outras acusações contra o influenciador.
Durante participação no ‘Conexão GloboNews’, a juíza Vanessa Cavalieri, da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, reforçou o alerta sobre a exposição infantil na internet.
“A internet é um lugar público e perigoso. […] Você também não deve postar essas fotos no ambiente digital”, declarou.
A magistrada destacou que criminosos podem se apropriar desse material e introduziu o termo “sharenting”, quando pais publicam imagens dos filhos nas redes.

Projeto de lei em tramitação
A juíza também lembrou que está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2628/2022, já aprovado no Senado, que cria regras para proteger crianças e adolescentes no ambiente virtual. A proposta se aplica a plataformas, aplicativos, jogos e serviços digitais acessíveis a menores, mesmo que operem fora do Brasil.
“É preciso que o poder público faça leis para que as plataformas […] sejam responsabilizadas por cumprir as regras que elas próprias colocam”, defendeu Cavalieri.
Quem é Felca?
Felipe Bressanim Pereira, de 27 anos, mais conhecido como Felca, é um youtuber e humorista natural de Londrina, no Paraná, atualmente residente em São Paulo. Ele ganhou notoriedade na internet a partir de 2017, quando criou seu canal no YouTube, que hoje ultrapassa 5 milhões de inscritos, além de reunir 13 milhões de seguidores no Instagram.
O criador de conteúdo ficou famoso com vídeos de reacts – formato em que comenta suas reações sobre produtos, serviços ou outros vídeos – e produções de humor. Recentemente, Felca também chamou atenção ao comentar as audiências da CPI das Bets.
Em 2023, foi destaque ao conquistar 1 milhão de seguidores no TikTok em apenas quatro dias por meio das lives NPC, transmissões ao vivo no estilo “Personagem Não Jogável”, onde criadores de conteúdo se fantasiam e se comportam como personagens de jogos.
Confira um trecho da entrevista de Felca no ‘PodDelas’: