A Blue Origin, empresa aeroespacial fundada por Jeff Bezos, abriu um processo inédito para escolher o próximo participante da missão New Shepard — e qualquer pessoa pode tentar a sorte. A seleção é organizada pela Sera (Space Exploration & Research Agency) e acontece dentro do aplicativo Telegram, por meio de um sistema gamificado.
Os interessados precisam realizar desafios, formar comunidades e acumular SpaceDust, a pontuação interna usada no aplicativo. Os participantes com melhor desempenho sobem no ranking e se tornam candidatos elegíveis à viagem espacial.
Como funciona a escolha dos finalistas
De acordo com a Sera, os nomes mais bem colocados serão avaliados e votados pela própria comunidade para integrar o próximo voo da Blue Origin.
Nesta edição, a agência reservou seis assentos para a missão, cinco deles destinados a representantes de nações parceiras (Nigéria, Índia, Indonésia, Brasil e Tailândia) e um aberto a participantes de outros países.
A votação acontece na infraestrutura da TON (The Open Network), tecnologia que garante transparência, segurança e rastreabilidade de todos os registros.
“O Mission Control da Sera na rede TON está redefinindo a exploração espacial, tornando-a acessível para uma nova geração que utiliza as redes sociais.
Ao se integrar instantaneamente ao Telegram, transforma as viagens espaciais de um sonho distante em uma experiência alcançável, interativa e totalmente on-chain (na blockchain)”, afirmou Max Crown, presidente e CEO da TON Foundation, em comunicado oficial.

Como participar do desafio no Telegram
Para concorrer à vaga e começar a acumular pontos, é preciso seguir alguns passos simples:
-
Baixar e acessar o Telegram no celular;
-
Entrar no link;
-
Clicar em “Getting Started” na tela de boas-vindas;
-
Navegar pelo sistema e iniciar os desafios disponíveis.
Brasil já tem representante na história da Blue Origin
O Brasil não é novato nas missões da Blue Origin. Em junho de 2022, o engenheiro civil Victor Hespanha, de Belo Horizonte (MG), foi selecionado pela comunidade Sera para participar da 21ª missão New Shepard, tornando-se o segundo astronauta brasileiro e o primeiro civil da América do Sul a ir ao espaço.
“Senti como se estivesse saindo do meu corpo”, disse Victor sobre viagem ao espaço. O engenheiro descreveu a viagem como “o dia mais feliz” da sua vida.
Atualmente, Hespanha atua na própria Sera como divulgador científico e líder de desenvolvimento de negócios para a América do Sul, sendo uma das principais vozes da nova economia espacial brasileira.
