O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou nesta segunda-feira (15) uma imagem nas redes sociais que representa países da América do Sul de forma contrastante.
A publicação associa nações governadas por partidos de esquerda a cenários de favelas, enquanto países sob administrações de direita aparecem como cidades futuristas e desenvolvidas.
A imagem foi repostada no perfil oficial de Milei no Instagram e circulava desde a noite de domingo (14) entre apoiadores do presidente argentino.
Imagem divide países por alinhamento político
Na representação visual, Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela são retratados como uma grande favela.
Já Argentina, Chile e Paraguai aparecem ilustrados como centros urbanos modernos, com infraestrutura avançada.
No post original que deu origem à imagem, o autor escreveu: “O povo sul-americano grita liberdade. Basta de socialismo empobrecedor”.
A frase foi mantida na repostagem feita pelo presidente argentino.
Contexto político regional
A publicação ocorre um dia após a vitória de José Antonio Kast nas eleições presidenciais do Chile.
Com o resultado, a esquerda deixará o comando do país, atualmente governado por Gabriel Boric, e Kast assumirá a Presidência em março de 2026.
A eleição altera a configuração política do continente. Com a posse do novo governo chileno, direita e esquerda passam a governar, cada uma, seis países da América do Sul.
Atualmente, Chile, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru e Equador têm governos alinhados à direita, enquanto Brasil, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname são administrados por forças de esquerda.
Repercussão após a eleição no Chile
Javier Milei foi um dos primeiros líderes internacionais a se manifestar após o resultado das eleições chilenas.
Em uma rede social, ele afirmou que a vitória representava um avanço regional e declarou:
“Tenho certeza de que trabalharemos juntos para que a América abrace os ideais de liberdade e possamos nos libertar do jugo opressor do socialismo do século XXI!”.
José Antonio Kast fez sua primeira viagem internacional como presidente eleito nesta terça-feira (16). O destino foi a Argentina, onde teve encontro com Milei na Casa Rosada.
Confira a imagem repostada pelo presidente argentino que deu o que falar na web:

Mapa do Brasil como favela revolta brasileiros nas redes
O mapa republicado por Milei gerou bastante repercussão nas redes sociais.
“Povo passando fome na Argentina, e o Brasil que é favela”, disse um rapaz. “Direita não existe sem fake news”, afirmou outra pessoa.
“Veio na fronteira do Brasil pegar Wi-Fi! Ridículo! Por isso a América Latina não é forte”, comentou mais uma.
“5 reais a gente faz uma compra do mês lá na Argentina”, declarou outra brasileira.
“O cara não consegue resolver o problema da economia do país em que foi eleito e quer vir falar dos outros”, disse mais uma.
Detalhes da vitória de José Antonio Kast
Kast foi eleito com mais de 58% dos votos, segundo dados do Serviço Eleitoral do Chile (Servel).
Ele venceu a candidata de esquerda Jeanette Jara, que havia liderado o primeiro turno.
Líder do Partido Republicano, Kast será o presidente chileno mais alinhado à direita desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990.
Durante a campanha, ele apresentou propostas voltadas ao endurecimento do combate ao crime e à imigração irregular, incluindo medidas de controle fronteiriço.
No passado, Kast fez declarações favoráveis ao legado de Pinochet. Nos meses mais recentes, no entanto, passou a adotar um discurso considerado mais moderado.
Reações oficiais
Até o momento, o governo brasileiro não se manifestou oficialmente sobre a publicação compartilhada pelo presidente argentino.
O Itamaraty foi procurado por veículos de imprensa e aguarda-se um posicionamento.


