A Anvisa aprovou a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, que se torna o primeiro imunizante do mundo contra a dengue aplicado em dose única.
A nova vacina será destinada à população brasileira de 12 a 59 anos, segundo informação divulgada inicialmente pela repórter Bruna Barboza, da CBN.
Com o aval regulatório, a expectativa é que o imunizante seja incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Disponibilidade no calendário vacinal
Ao Jornal da CBN, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a vacina deve estar disponível no início de 2026.
“Amanhã, tem a reunião dos secretários estaduais e municipais de saúde com o Ministério. Vamos apresentar isso já para os gestores estaduais e municipais se organizarem. Vai para o Programa Nacional de Imunização, vacinar o Brasil todo”.
Segundo Padilha, o Ministério convocou uma reunião do Comitê Técnico de Especialistas para a próxima segunda-feira (1º), a fim de definir a estratégia de imunização.
“Nós vamos trabalhar a partir dessas recomendações do Comitê Técnico de Especialistas, para definir o público que começa a vacinação, quais faixas etárias são prioritárias”.
Produção e capacidade de fornecimento
O Instituto Butantan já havia iniciado a fabricação antes da aprovação e possui mais de um milhão de doses prontas para entrega ao PNI.
Para ampliar a produção, o órgão fechou uma parceria com a empresa chinesa WuXi, permitindo a entrega estimada de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.

Ensaios clínicos e eficácia
A autorização foi concedida após cinco anos de acompanhamento dos voluntários que participaram do estudo clínico de fase 3.
Os testes, realizados entre 2016 e 2024, envolveram mais de 16 mil voluntários em 14 estados brasileiros.
Entre pessoas de 12 a 59 anos, a vacina apresentou:
-
74,7% de eficácia geral;
-
91,6% de eficácia contra casos graves e com sinais de alarme;
-
100% de eficácia na prevenção de hospitalizações por dengue.
Formulada com os quatro sorotipos do vírus, a Butantan-DV mostrou-se segura para indivíduos com e sem infecção prévia.
As reações mais comuns foram dor e vermelhidão no local da aplicação, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos graves foram raros, e todos os pacientes se recuperaram.
Expansão de público e perspectivas
A Butantan-DV é a primeira vacina de dose única contra dengue no mundo, o que pode facilitar a adesão da população e melhorar a logística das campanhas.
Resultados sobre o impacto positivo de esquemas de imunização com menos doses foram publicados por pesquisadores do Reino Unido na revista “Human Vaccines & Immunotherapeutics” em 2018.
A Anvisa já autorizou estudos para avaliação da vacina em pessoas de 60 a 79 anos, e novos dados serão coletados para possível inclusão de crianças de 2 a 11 anos — faixa etária na qual a segurança já foi comprovada em testes clínicos.
Situação da dengue no Brasil
Em 2024, o país registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, número quatro vezes maior que o de 2023.
Em 2025, até meados de novembro, foram notificados 1,6 milhão de casos prováveis, segundo o Ministério da Saúde.
Desde o início dos anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros foram atingidos pela doença.


