Diversas cidades brasileiras registraram, neste domingo (21), manifestações contra a PEC da Blindagem e a proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os atos ocorreram em todas as 27 capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre, além de dezenas de municípios do interior.
A mobilização ganhou força com a presença de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Anitta, que convocaram a população pelas redes sociais. Em vídeo publicado antes do evento, Caetano afirmou:
“A gente tem que ir pra rua, pra frente do Congresso, como já fizemos outras vezes.”
Contexto político e disputas no Congresso
As manifestações foram motivadas por dois pontos centrais:
-
A PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados, que limita a abertura de processos criminais contra parlamentares no Supremo Tribunal Federal (STF);
Enquanto aliados do ex-presidente defendem um perdão amplo que o liberaria para disputar as eleições de 2026, setores da esquerda rejeitam qualquer flexibilização das condenações.
O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) foi indicado relator da proposta e já declarou que uma anistia total “é impossível”.
Ele defende uma alternativa de redução de penas, sem perdão integral, ideia apoiada pelos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Atos em destaque nas capitais
São Paulo
Na Avenida Paulista, manifestantes se concentraram em frente ao Masp com faixas de “Sem anistia” e uma bandeira gigante do Brasil. O ato contou com discursos de Guilherme Boulos (PSOL), Vicentinho (PT), Tabata Amaral (PSB) e do padre Júlio Lancellotti.
Rio de Janeiro
Na Praia de Copacabana, milhares de pessoas entoaram gritos de “sem anistia” e “Bolsonaro na prisão”.
O palco reuniu apresentações de Maria Gadú, Djavan, Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso. De acordo com o Monitor do Debate Político da USP, 41,8 mil pessoas participaram no auge da manifestação.
Brasília
Na capital federal, o protesto começou no Museu Nacional da República e seguiu em marcha até o Congresso Nacional. O cantor Chico César se apresentou para os manifestantes.
Salvador
Na capital baiana, o ato reuniu artistas como Wagner Moura, Nanda Costa e Daniela Mercury. Em cima do trio elétrico, Daniela declarou:
“Estamos juntos lutando pela democracia brasileira, contra anistia, que já foi julgada pelo Supremo, de forma adequada, respeitando o Estado Democrático de Direito.”
Belo Horizonte
Na Praça Raul Soares, os participantes marcharam até a Praça Sete com cartazes de “Não à PEC da bandidagem”. A manifestação contou com a presença da cantora Fernanda Takai, da banda Pato Fu.
Reações à PEC e à anistia
A PEC da Blindagem ainda precisa ser analisada pelo Senado, onde enfrenta resistência.
O senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da CCJ, afirmou que pretende “sepultar de vez esse assunto”, classificando a proposta como “murro na barriga e tapa na cara do eleitor”.
Pesquisas recentes também refletem a rejeição popular à anistia. Segundo levantamento Datafolha, 54% dos brasileiros são contra o perdão a Bolsonaro, enquanto 39% apoiam a medida.
Confira imagens das manifestações deste domingo, 21 de setembro:
E que SHOW deu a população de São Paulo hoje LOTANDO a Avenida Paulista em defesa da nossa democracia e soberania!
BRASIL QUER JUSTIÇA pic.twitter.com/Uq4Me6y4DW
— Romulo Dias 🇧🇷 (@RomuloBDias) September 21, 2025
Copacabana lotada contra anistia e contra a PEC DA BANDIDAGEM! Um mar de gente pelo Brasil! Não Flopou, bolsonaristas?🇧🇷
BRASIL QUER JUSTIÇA
POVO CONTRA ANISTIA
HOJE É POVO NA RUA
TRABALHEM PARA O POVO
CONGRESSO SEM BANDIDAGEM
DOMINGO CONTRA IMPUNIDADE
21 DE SETEMBRO NA RUA pic.twitter.com/kThwr6cWMD— Helder-Cidadão Democrático🇧🇷 (@helder_rsilva) September 21, 2025
🚨 VEJA: Rostos dos deputados que APROVARAM a PEC da Blindagem são EXPOSTOS em manifestações realizadas em todo o Brasil.
— UpdateCharts (@updatecharts) September 21, 2025
SURPREENDENTE! A manifestação em Brasília superou todas as expectativas e lotou a Esplanada! 🇧🇷 Uma multidão tomou as ruas em defesa da democracia, contra a anistia e contra a PEC da blindagem. O povo mostrou sua força e não aceita retrocessos! ✊🔥
Vídeo: Poder360 pic.twitter.com/wTZcKD8lPp
— José Guimarães (@guimaraes13PT) September 21, 2025
Belo Horizonte foi às ruas contra a PEC DA BLINDAGEM e contra a Anistia aos golpistas do 8 de janeiro. A população está cansada de impunidade e dessa direita que desmoraliza o Congresso. Não passarão! pic.twitter.com/rn1HQo28zP
— Patrus Ananias (@Patrus_Ananias) September 21, 2025
“Ain, cadê as imagens aéreas de Salvador?”
Tomaaaa
HOJE É POVO NA RUA
BRASIL QUER JUSTIÇA
POVO CONTRA ANISTIA
PACIFICA COM PRISÃO
TRABALHEM PARA O POVO
CONGRESSO SEM BANDIDAGEM— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) September 21, 2025
MEU DEUS, TÁ TUDO LOTADO 🇧🇷
Av. Paulista, Copacabana, Salvador, Maceió, Fortaleza, Aracaju, Porto Alegre… O povo tá nas ruas pq tem nojo da extrema direita fascista
📍 Curitiba, Paraná, Brasil
BRASIL QUER JUSTIÇA | POVO CONTRA ANISTIA | CONGRESSO SEM BANDIDAGEM pic.twitter.com/UJjZigdUpB
— Will 🇧🇷🚩 (@coisasdewill) September 21, 2025