Data...

Alison dos Santos leva prata nos 400m com barreiras no Mundial de Tóquio

Brasileiro chega em segundo após disputa acirrada e mantém trajetória de destaque no atletismo

O brasileiro Alison dos Santos, conhecido como Piu, brilhou novamente nas pistas ao conquistar a medalha de prata nos 400 metros com barreiras no Mundial de Atletismo de Tóquio, nesta sexta-feira (19).

Com o tempo de 46s84, o atleta de 25 anos garantiu lugar no pódio, ficando atrás apenas do norte-americano Rai Benjamin, vencedor com 46s52. O catariano Abderrahman Samba completou o pódio, em terceiro, com 47s06.

Durante alguns minutos, Alison chegou a acreditar no bicampeonato mundial. Benjamin havia sido desclassificado por supostamente derrubar uma barreira de forma irregular.

A equipe dos Estados Unidos, no entanto, entrou com recurso junto à World Athletics, revertendo a decisão. Seleções de Brasil, Nigéria e Catar também apresentaram apelações, mas não obtiveram êxito.

“Estou muito feliz, não vou mentir. Eu já tinha uma medalha de ouro. Agora, eu tenho também uma prata. Eu queria o ouro, mas estou orgulhoso da minha trajetória, do que eu fiz. Eu me entreguei nessa prova, me esforcei”, declarou Alison ao ‘SporTV’.

Superação após semifinal difícil

A classificação para a final foi um desafio. Na semifinal, disputada na quarta-feira (17), Alison teve dificuldades, tocou uma das barreiras e avançou apenas com o oitavo melhor tempo.

Ainda assim, mostrou força e resiliência na decisão, confirmando o motivo de ser considerado um dos maiores nomes do atletismo brasileiro na atualidade.

Alison dos Santos - atleta
Foto: Mattia Ozbot/Reprodução/Instagram

O desempenho na final

Na largada, Piu começou forte, mas perdeu rendimento na primeira metade da prova, chegando a disputar a quarta posição.

A virada veio na curva final, quando ultrapassou adversários e assumiu a terceira colocação. Na reta de chegada, aproveitou um tropeço de Benjamin na última barreira e acelerou, cruzando a linha em segundo lugar, muito próximo do ouro.

Histórico de conquistas

O atleta Alison dos Santos já soma duas medalhas olímpicas de bronze e foi campeão mundial em Eugene 2022.

No Mundial de Budapeste 2023, ainda em recuperação de uma cirurgia no joelho direito, terminou em quinto lugar.

O novo resultado em Tóquio consolida sua presença entre os grandes nomes da prova em três ciclos olímpicos consecutivos.

O Mundial de Atletismo de Tóquio segue com transmissão ao vivo no ‘SportTV 3’ e cobertura em tempo real pelo ‘Globo Esporte’.

Confira, no vídeo abaixo, como foi a prova dos 400m com barreiras no Mundial de Tóquio:

Veja a publicação feita por Piu no Instagram:

Maysa Vilela

Jornalista curiosa por natureza, com mais de 10 anos de estrada, movida por conexões fortes, viagens e boas histórias. Acredita que ouvir é o primeiro passo pra escrever com propósito. No Ocorre News, segue conectando pessoas através das palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.