Uma explosão de grandes proporções atingiu a fábrica de materiais explosivos Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (12). Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson, o acidente deixou mortos e desaparecidos. Até o momento, o número exato de vítimas fatais não foi divulgado e oito pessoas seguem desaparecidas.
O caso ocorreu por volta das 5h50, em uma área de aproximadamente 25 metros quadrados dentro do terreno da empresa. A fábrica opera 24 horas por dia, e havia trabalhadores no local no momento da explosão.
“Número de funcionários eram oito e a área está isolada. Estamos buscando sobreviventes”, afirmou o coronel Hudson.
Câmeras registraram barulho e moradores sentiram impacto
Imagens de câmeras de segurança instaladas em residências próximas captaram o forte estrondo causado pela explosão, que provocou danos estruturais em casas, comércios e empresas da região. O impacto foi sentido em cidades vizinhas, como Piraquara, Colombo e Campina Grande do Sul.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, três pessoas que estavam fora da área da explosão sofreram ferimentos leves e receberam atendimento médico.

Confira o momento da explosão no vídeo abaixo:
Combate ao incêndio e evacuação
Segundo a capitã Luisiana, da corporação, a área atingida funcionava como depósito de material explosivo. Após a explosão, surgiram focos de incêndio, que foram rapidamente controlados.
A fumaça pôde ser vista a quilômetros de distância. A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, apurou que equipes do Corpo de Bombeiros, além de médicos e policiais, permanecem no local. A Enaex Brasil informou à emissora que iniciou investigação interna e que a unidade foi evacuada por segurança.
Causas ainda são investigadas
Até a última atualização, as causas da explosão não haviam sido esclarecidas. A polícia e peritos técnicos devem realizar perícia para identificar o que provocou o acidente.
