Data...

Terremoto de 8,8 na Rússia é o mais forte no mundo desde 2011

Tremor foi registrado na costa leste russa e provocou alertas de tsunami em diversos países do Pacífico

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa leste da Rússia nesta terça-feira (29), próximo ao município de Petropavlovsk-Kamchatskiy, e se tornou o maior abalo sísmico registrado no mundo desde 2011.

O epicentro foi localizado a 125 quilômetros do litoral, a uma profundidade de 18,2 km, segundo autoridades locais. O tremor ocorreu por volta das 20h20 (horário de Brasília).

Com cerca de 165 mil habitantes, Petropavlovsk-Kamchatskiy fica na península de Kamchatka, região conhecida por sua atividade sísmica e vulcânica. Apesar da magnitude elevada, não há até o momento registro de vítimas ou danos graves.

Comparação com o terremoto de 2011 no Japão

O último tremor de proporções semelhantes ocorreu em 11 de março de 2011, em Tōhoku, no Japão, com magnitude 9,1.

Na ocasião, o terremoto teve epicentro no mar, a 24,4 km de profundidade, e gerou ondas de tsunami superiores a 10 metros que atingiram o Japão e outros países do Pacífico.

A tragédia de Tōhoku deixou 19.759 mortos, cerca de 2,5 mil desaparecidos, e causou uma crise humanitária, com 4,4 milhões de pessoas sem energia elétrica e 1,4 milhão sem água.

Alertas de tsunami

Por conta do terremoto desta terça, diversos países emitiram alertas de tsunami, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA). A lista inclui Japão, Alasca, Havaí, costa oeste dos Estados Unidos, México, Chile, Filipinas, Indonésia e Equador.

Na região de Kamchatka, esse foi o maior terremoto desde 1952, conforme informado por canais oficiais no Telegram da Rússia.

José Elias

José Elias Mendes, mais conhecido como Dolfo, já foi reconhecido pelo ranking Top 10 Jornalistas Brasileiros do LinkedIn. Por lá, fala um pouquinho de tudo e está sempre aberto a conversar. Por aqui, atua como repórter para o site do OCorre News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.