Uma mulher morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após o desabamento parcial do restaurante Jamile, localizado na Rua 13 de Maio, no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo, no início da tarde desta quarta-feira (8). Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima fatal sofreu uma parada cardiorrespiratória após ficar presa sob os escombros.
O restaurante é conhecido por ter o cardápio assinado pelo chef Henrique Fogaça, jurado do programa ‘MasterChef Brasil’, exibido pela Band.
Estrutura desabou no mezanino do restaurante
De acordo com funcionários, o desabamento ocorreu no mezanino, em uma área de uso exclusivo dos colaboradores, pouco antes do horário de almoço. O local ainda não estava aberto ao público.
Inicialmente, os bombeiros suspeitaram de uma explosão de gás, mas a hipótese foi descartada após as primeiras análises.
O Corpo de Bombeiros informou que seis pessoas ficaram soterradas. Cinco delas foram resgatadas com dores nas costas e escoriações leves e encaminhadas a hospitais próximos, incluindo a UPA Vergueiro, UPA Vila Mariana, Pronto-Socorro São Paulo e Pronto-Socorro Convênio Salvalus.

Vizinhança interditada e operação de resgate
Pelo menos dez viaturas dos Bombeiros, do Samu, da Defesa Civil, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Polícia Militar participaram do resgate. Os imóveis vizinhos foram interditados preventivamente por risco estrutural.
Segundo José Antônio de Lima, dono do estacionamento ao lado do restaurante, o acidente ocorreu por volta do meio-dia, antes da abertura do restaurante.
“O desabamento do mezanino aconteceu de repente. Chamamos os bombeiros imediatamente, por volta das 12h20”, relatou.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou em nota que “o Corpo de Bombeiros foi acionado para ocorrência de desabamento da estrutura de um estabelecimento comercial, na tarde desta quarta-feira (8), na Rua 13 de Maio, Bela Vista, região central da Capital.
Sete viaturas estão empenhadas no resgate das vítimas, com apoio do helicóptero Águia.”
Chef Henrique Fogaça se pronuncia
Em nota oficial, o chef Henrique Fogaça lamentou o ocorrido e prestou solidariedade às vítimas:
“Fogaça manifesta sua solidariedade integral às vítimas e a seus familiares, reafirmando que sua principal preocupação neste momento é o bem-estar de todos os envolvidos e o acompanhamento da assistência necessária.
Embora esteja fora do país, o chef mantém contato constante com os responsáveis pelo restaurante e acompanha de perto o desenrolar da situação, apoiando a apuração rigorosa das causas do ocorrido, em colaboração com as autoridades competentes.”
O chef também esclareceu que não é proprietário do restaurante Jamile:
“É importante esclarecer que Henrique Fogaça não possui qualquer participação societária ou vínculo de propriedade com o restaurante Jamile, como erroneamente vem sendo dito em alguns canais de comunicação. Sua atuação se restringe à criação e assinatura do cardápio da casa, sem envolvimento na gestão administrativa ou operacional do estabelecimento.”

Investigações continuam
As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas pela Defesa Civil e pela Polícia Civil, que deve realizar perícia no local.
O restaurante Jamile, situado em uma das regiões mais tradicionais e boêmias de São Paulo, conhecida por suas cantinas italianas, segue interditado até a conclusão das análises técnicas.
Confira a nota publicada no Instagram de Fogaça:
Ver essa foto no Instagram