O iFood retomou as entregas por drones no Brasil, com autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A empresa brasileira de delivery reforça sua estratégia multimodal e promete capacidade de até 280 pedidos por dia, com voos a 60 metros de altitude.
A rota, que havia sido lançada em 2021 como projeto-piloto, retorna agora em Sergipe, conectando restaurantes em Aracaju a condomínios na Barra dos Coqueiros. O projeto é realizado em parceria com a Speedbird Aero, que recebeu da ANAC a primeira autorização permanente do país para operações com drones sobre áreas com circulação de pessoas.
Entregas mais rápidas e seguras
O percurso parte do Shopping RioMar, em Aracaju, cruza o rio Sergipe e percorre menos de quatro quilômetros até o ponto de entrega. Pelo ar, o tempo total de deslocamento é de até 30 minutos — uma redução significativa em comparação à entrega terrestre, que pode levar cerca de uma hora.
A nova aeronave usada no projeto também apresenta avanços: a capacidade de carga subiu de 3 kg para 5 kg, aumentando a eficiência e o alcance da operação.
Operação multimodal e sustentável
Segundo o diretor de Logística do iFood, Rodolfo Klautau, o uso de drones é parte da ampliação da estratégia de transporte inteligente da empresa.
“O iFood é multimodal: combina bicicletas, motos, carros, barcos, robôs e agora também drones para conectar um ecossistema complexo de entregas com precisão”, afirma.
Ele destaca ainda que o drone atua em trechos específicos da rota:
“O drone entra para resolver trechos que não fariam sentido para o entregador, que continua sendo alocado em rotas mais produtivas.”
Na prática, o entregador humano continua responsável pela chamada “última milha”, ou seja, o trajeto final até o cliente após o pouso do drone.

Parceria com a Speedbird Aero
A Speedbird Aero, parceira do iFood na iniciativa, é atualmente a única empresa brasileira com dois modelos de drones aprovados pela ANAC para operações BVLOS (voos além da linha de visada do operador).
O CEO da companhia, Manoel Coelho, destaca a importância do avanço:
“A retomada e expansão do projeto em Aracaju é um marco não apenas para o iFood e a Speedbird, mas para todo o setor de mobilidade aérea no Brasil.
É um passo fundamental para a consolidação das entregas por drone no País.”
Um novo passo para a mobilidade aérea no Brasil
Com a retomada das entregas por drones, o iFood reforça sua posição de destaque no setor de inovação logística e mobilidade urbana no país. A iniciativa representa um avanço na busca por soluções rápidas, seguras e sustentáveis, abrindo caminho para o futuro das entregas no Brasil.
Confira mais informações:
Ver essa foto no Instagram