Data...

Singapuragate: relembre escândalo que tirou título de Felipe Massa na F1

Polêmica de 2008 segue na Justiça e ganha destaque na semana do Grande Prêmio de Singapura

O Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1, marcado para este domingo (5) no circuito urbano de Marina Bay, promete fortes emoções dentro e fora das pistas. Além da tradicional corrida noturna, que completa a 18ª etapa da temporada 2025, o evento reacende lembranças de um dos episódios mais polêmicos da história da categoria: o chamado “Singapuragate”, escândalo que influenciou diretamente na perda do título do brasileiro Felipe Massa em 2008.

A polêmica que entrou para a história

Naquele ano, Massa liderava a prova em Marina Bay quando o também brasileiro Nelson Piquet Jr. bateu de propósito, a mando da equipe Renault, para beneficiar o companheiro Fernando Alonso. O acidente forçou a entrada do safety car e mudou o rumo da corrida.

Durante a bandeira amarela, a Ferrari chamou Massa para os boxes, mas um erro operacional deixou a mangueira de combustível presa ao carro. O brasileiro perdeu tempo, quase colidiu com Adrian Sutil e ainda sofreu punição.

O resultado foi desastroso: após novos problemas, Massa terminou apenas em 13º lugar, enquanto Alonso venceu a prova.

A diferença para Lewis Hamilton, rival direto na briga pelo campeonato, saltou de um ponto para sete. O britânico acabou conquistando o título mundial em Interlagos, no Brasil, com apenas um ponto de vantagem.

Em 2009, Nelsinho Piquet revelou à FIA que a batida havia sido deliberada, confirmando a manipulação.

Massa leva caso à Justiça

Felipe Massa mantém viva a disputa judicial pelo reconhecimento da fraude. As primeiras audiências na Superior Corte de Justiça de Londres estão previstas para ocorrer entre 28 e 31 de outubro.

Em entrevista à ‘CNN Esportes S/A’, o ex-piloto da Ferrari declarou:

“Quando apareceram as provas me deu ânimo de lutar, porque é o correto a ser feito, é pelo esporte, pela justiça.

Mas logicamente, 15 anos depois, nada vai me tirar aquela alegria de estar vencendo em casa na frente dos torcedores brasileiros em 2008”.

O ex-piloto Felipe Massa também criticou a postura da FIA e de Bernie Ecclestone, então chefe da Fórmula 1:

“A corrida foi manipulada, e foi comprovada a manipulação no ano seguinte, em 2009. Agora a nossa luta é sobre a injustiça que teve de situações como chefes, tanto da FIA […] tanto o dono da categoria que era o Bernie Ecclestone na época, que se juntaram em um complô para não cancelarem a corrida esperando o ano seguinte”.

O ex-dirigente admitiu em 2024 que Massa estava certo em recorrer à Justiça: “Era a coisa certa a fazer”, declarou Ecclestone.

Mágoa com Nelsinho Piquet

Apesar de reconhecer que a decisão de Piquet Jr. foi tomada em acordo com a equipe, Massa revelou ressentimento com o ex-companheiro de profissão:

“Eu guardo [mágoa] porque o Nelsinho Piquet logicamente não bateu o carro por querer, para tirar o meu título. Ele bateu o carro em acordo com a equipe para negociar o contrato dele para o ano seguinte, que foi muito feio, algo inaceitável. […] Eu acho que isso sim me traz muito rancor dele, não apoiar a decisão”.

GP de Singapura 2025: programação oficial

O Grande Prêmio de Singapura volta a reunir os olhares do mundo da F1 no desafiador circuito urbano de Marina Bay. Confira a agenda do fim de semana:

  • Sexta-feira (3/10)
    06h30 – Treino Livre 1
    10h00 – Treino Livre 2

  • Sábado (4/10)
    06h30 – Treino Livre 3
    10h00 – Classificação

  • Domingo (5/10)
    09h00 – Corrida principal (transmissão: Band e F1TV)

Confira no vídeo abaixo a fala de Felipe Massa sobre a polêmica em 2008:

Maysa Vilela

Jornalista curiosa por natureza, com mais de 10 anos de estrada, movida por conexões fortes, viagens e boas histórias. Acredita que ouvir é o primeiro passo pra escrever com propósito. No Ocorre News, segue conectando pessoas através das palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Envie sua notícia!

Participe do OCorre enviando notícias, fotos ou vídeos de fatos relevantes.
Preencha o formulário abaixo e, após verificação de nossa equipe, seu conteúdo poderá ser publicado.